A importância do planejamento financeiro no âmbito empresarial

Autores

  • José Ozildo dos Santos UFCG
  • Rosélia Maria de Sousa Santos UFCG
  • Rafael Chateaubriand de Miranda UFCG
  • Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega FIP

Resumo

Utilizando-se de ferramentas a exemplo do planejamento financeiro, as organizações conseguem atingir seus objetivos, metas e estratégias financeiras, bem como melhorar o fluxo de caixa e seu desempenho. Desta forma, pode-se afirmar que o planejamento financeiro constitui-se num importante instrumento administrativo para as organizações. Definido como sendo um conjunto de operações financeiras, o planejamento financeiro é realizado para atingir um determinado objetivo, de forma que quando se obtém bons resultados é uma demonstração que o planejamento financeiro foi elaborado e executado. É importante frisar que é através do planejamento financeiro que o gestor sabe o momento em que necessita, por exemplo, contrair empréstimos para cobrir a insuficiência de fundos. O planejamento financeiro também permite mostrar o excesso de dinheiro, apontando a necessidade de aplicar esse excesso no mercado financeiro, proporcionando maior rendimento à empresa e evitando eventuais perdas. O planejamento financeiro exerce uma grande importância no âmbito das organizações. No contexto atual, caracterizado pela competitividade no mercado, é de suma importância que as organizações saibam conquistar seus espaços. Para tanto, devem elabora seus planejamentos financeiros objetivando impetrar sua efetividade no mercado. O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância do planejamento financeiro no âmbito empresarial.

 

Palavras-chave: Planejamento Financeiro. Importância. Âmbito Empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ozildo dos Santos, UFCG

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública, aluno do Curso de Gestão Ambiental e mestrando em Sistemas Agroindustrias, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Rosélia Maria de Sousa Santos, UFCG

Rafael Chateaubriand de Miranda, UFCG

Iluskhanney Gomes de Medeiros Nóbrega, FIP

Downloads

Publicado

2013-11-17

Como Citar

Santos, J. O. dos, Santos, R. M. de S., Miranda, R. C. de, & Nóbrega, I. G. . de M. (2013). A importância do planejamento financeiro no âmbito empresarial. Informativo Técnico Do Semiárido, 5(1), 08–13. Recuperado de https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/2398

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica