Estudo comparativo da análise da cadeia de produção agrícola dos pequenos produtores das Várzeas de Sousa-PB (2012 / 2017)

Airton Dantas Monteiro Filho, Ednaldo Nunes de Souza Segundo, Fabilson Pereira de Almeida, Francisca de Paula C. de Sá Resende Marques, Geórgia Vieira Braga, Patricia Sibelly B. de O. Gadelha, Silvio José Maciel Macedo, Vorster Queiroga Alves, Wellington Ferreira de Melo

Resumo


O Brasil apresenta um sistema agroindustrial heterogêneo e próprio, exibindo uma vasta riqueza natural e uma extensa área territorial. O Distrito de Irrigação Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa - DPIVAS é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, embora gerenciado pelo Governo do Estado da Paraíba e em processo de emancipação gerencial. Esta produção analisou, descreveu e comparou a cadeia de produção agrícola das Várzeas de Sousa, na Paraíba, através de estudo com os pequenos produtores, comparando dados de 2012 e 2017. Para o atingimento dos fins estipulados, foram considerados três grupos de dados: indicadores socioeconômicos, aspectos ambientais e produção. O estudo tomou como aporte teórico os ensinamentos de Batalha (2010) e ainda fundamentou a discussão dos resultados com base em outros autores especializados no setor agroindustrial brasileiro. Os delineamentos metodológicos foram exploratórios, descritivos, de campo, documental, quanti-qualitativo e comparado. Consideração conclusiva, os pequenos produtores foram assistidos e ao mesmo tempo abandonados pelas políticas públicas dos Governos Federal e Estadual.


Texto completo:

PDF


ISSN: 2317-305X