Espaço urbano: como e por quem ele é produzido

Hamanda Gelça Araújo Costa Saldanha, Maria Irany Knackfuss, Francisco do O’ de Lima Júnior, Wellington Ferreira de Melo, Francisco Germano Leite Filho, Thales Hieron Soares de Almeida, Anna Karla Borba de Melo

Resumo


A produção do espaço urbano é resultado de um complexo conjunto de relações sociais, econômicas e políticas, que se estabelecem cotidianamente numa cidade e entre seus vários agentes produtores. A produção desse espaço se dá assim, a partir da relação de diversos agentes locais, que modelam tal espaço, reproduzem sua paisagem e definem sua dinâmica. O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre a natureza do espaço urbano, através da compreensão de como o mesmo é produzido e do conhecimento de seus produtores. Para a construção desse artigo procedeu-se uma revisão teórica, realizada a partir da leitura de artigos e livros relacionados à temática em questão, caracterizando, assim, uma coleta de dados secundários. A partir do estudo verificou-se que a produção do espaço urbano no Brasil tem características claramente segregadoras e que os principais agentes produtores desse espaço são os proprietário dos meios de produção, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os grupos sociais excluídos.


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ISSN: 2317-305X