Tendência de precipitações pluviométricas e avaliação da influência dos ENOS no distrito de Abunã, Rondônia.

Autores

  • Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira Universidade Federal do Pará
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará - Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA
  • Maria de Nazaré Alves da Silva Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Precipitação. Tendência. Estatística.

Resumo

O estudo foi aplicado no distrito de Abunã, por meio da análise de 31 anos de dados da estação pluviométrica Abunã (Código ANA - 965001), localizado em Porto Velho - Rondônia, com o objetivo de avaliar a tendência da série histórica de precipitação pluviométrica e as influências dos eventos climáticos El Niño e La Niña.  No desenvolvimento do estudo foram aplicados os testes não paramétricos de Mann-Kendall, Spearmann e o Estimador Sen, bem como a determinação da estatística descritiva, ambos por meio dos softwares BioEstat 5.3 e XLSTS 2016, e os resultados apresentados em tabelas e gráficos.  De acordo com resultados obtidos, a área apresentou sazonalidade identificada por duas estações distintas uma seca, entre os meses de maio a setembro, e a outra chuvosa, entre os meses de outubro a abril, caracterizando o comportamento hidrológico típico da região amazônica e com influência dos eventos La Niña (88/90) e de El Niño (90/93). Resultando numa tendência de crescimento da precipitação, confirmados pelos testes não paramétricos, para os níveis de significância de α=0,05 e α=0,1

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira, Universidade Federal do Pará

Engenheira Civil, MSc. em Geotecnia e Doutoranda em Engenharia Civil.

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará - Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA

Docente do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA. Engenheiro Civil (UFPA), Mestre em Geofísica (UFPA) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA). Tutor do Programa de Educação Tutorial - Secretaria de Educação Superior- MEC, PET Engenharia Sanitária e Ambiental.

Maria de Nazaré Alves da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Engenheira sanitarista e ambiental, especialista em Gestão Ambiental, mestre em Engenharia Civil, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, área Engenharia hídrica. Universidade Federal do Pará, Professora da Universidade Federal do Amazonas. 

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

SILVEIRA, R. N. P. de O.; FERNANDES, L. L.; SILVA, M. de N. A. da. Tendência de precipitações pluviométricas e avaliação da influência dos ENOS no distrito de Abunã, Rondônia. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 14–20, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4702. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)