Otimização de Processos e Gerenciamento de Diversidade Vegetal: Estudo na Adequação Ecológica do Complexo Naval Guandu do Sapê Rio de Janeiro - RJ

Autores

  • Jeferson Ambrósio Gonçalves
  • Luiz Gustavo Carneiro Martins Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Ulisses Carvalho de Souza Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Ygor Jessé Ramos Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro Fundação Oswaldo Cruz
  • João Carlos Silva Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gestão, Biodiversidade, Mata Atlântica.

Resumo

Os projetos de reflorestamento, adequação e restauração ecológica possuem alguns desafios de gerenciamento, dentre os quais estão as necessidades de atender prazos e metas e diminuir custos e resíduos. Nesse intuito, objetivamos desenvolver um estudo avaliativo sobre o desenvolvimento estratégico de gerenciamentos de recursos da diversidade vegetal para a otimização do processo de adequação Ecológica da área do Complexo Naval Guandu do Sapê (CNGS). Foram avaliados riscos e problemas de viabilidade do plantio, levantamentos e classificação botânica segundo APG III, avaliado o gerenciamento de mudas e implantado modelos de controles por mérito e impacto por SWOT. Foi desenvolvido dois modelos de padronização, onde o segundo se mostrou mais viável uma vez que espécies nativas foram identificadas, selecionadas e distribuídas em padronização de acordo com sua classificação sucessional. Este modelo demonstrou uma viabilidade essencial na diminuição de tempo de trabalho, perdas e custos, tendo em vista o plantio ser realizado em modelo de Quincôncio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Ambrósio Gonçalves


Iniciação cientifica do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Graduando de Ciência Biologica.

Luiz Gustavo Carneiro Martins, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Iniciação cientifica do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Graduando de Ciência Biologica.

Ulisses Carvalho de Souza, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Pesquisador e Agrônomo do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Ygor Jessé Ramos, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro Fundação Oswaldo Cruz

Mestrado em Biologia Vegetal pela UERJ. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. Há quatro anos participa dos projetos de Extensão Permanente do Farmácia da Terra ? UFBA. Atualmente faz especialização em Gestão da Inovação de Fitomedicamento ? FIOCRUZ/Farmaguinhos e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Botânica Aplicada, Avaliação Antropológica, Socioambiental e Educacional (BAAASES) do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

João Carlos Silva, Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Cooordenador e Pesquisador do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

GONÇALVES, J. A.; MARTINS, L. G. C.; SOUZA, U. C. de; RAMOS, Y. J.; SILVA, J. C. Otimização de Processos e Gerenciamento de Diversidade Vegetal: Estudo na Adequação Ecológica do Complexo Naval Guandu do Sapê Rio de Janeiro - RJ. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 84–94, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4729. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos