Estresse salino e adubação mineral na composição nutricional da cultura do milho

Autores

  • Francisco Alves da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Alcides Almeida Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Decio Carvalho Lima Universidade Federal de campina Grande
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de campina Grande
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Altevir Paula de Medeiros Universidade Federal Rural do Semiárido

Palavras-chave:

Equilíbrio nutricional. Macronutrientes. Salinidade.

Resumo

A salinidade é um dos fatores com maior influencia no estágio de crescimento, desenvolvimento e produção das culturas. Neste sentido, se objetivou avaliar a influência de água de qualidade inferior sobre o crescimento, absorção e distribuição de macronutrientes na cultivar de milho AG1051 em ambiente protegido.  O experimento aonde as plantas AG1051 foram conduzidas em citropote com capacidade de 3,5 kg, foi executado no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar-CCTA da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG na cidade de Pombal, PB. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casual, em esquema fatorial 5 x 4 x 2, com quatro repetições, correspondentes a cinco níveis de condutividade elétrica da água - CEa (0,3; 1,1; 1,9; 2,7; 3,5 dS m-1), quatro doses de Sulfato de Cálcio (2,5; 3,2; 3,9 e 4,6 g) e duas Sulfato de Magnésio ( 2,5 e 3,5 g). Sendo assim, permite-se concluir que há diferença entre níveis de água de irrigação, apresentando posições de decréscimo no crescimento da cultivar. A água de irrigação de menor risco de salinidade foi mais eficiente no crescimento inicial das plantas; o adequado manejo sob as concentrações de doses de cálcio e magnésio, e sob a irrigação com água salina e da umidade do solo proporcionam às plantas as condições fisiológicas adequadas para suportar possíveis estresses de ordem salina; certamente, há de não se considerar o risco de salinidade como um fator, face ao exposto, o melhoramento genético regional consiste na melhor alternativa para aperfeiçoamento das plantas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Alves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais – PPGSA da Universidade Federal de Campina Grande -Campus de Pombal –PB

Alcides Almeida Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Pós- Graduação em Sistemas Agroindustriais – PPGSA da Universidade Federal de Campina grande Paraíba-Campus de Pombal -PB

Decio Carvalho Lima, Universidade Federal de campina Grande

Administrador formado pela UEPB com especialização em direito administrativo e gestão pública, técnico em informática, funcionário público.

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de campina Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos- PPGEP,UFCG,Campina Grande

Patrício Borges Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Prof. D. Sc. do PPGSA /UAGRA / CCTA / UFCG – Pombal – PB

Altevir Paula de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semiárido

Biólogo M. Sc. da UFERSA – Mossoró – RN 

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

SILVA, F. A. da; FERREIRA, A. A.; LIMA, D. C.; MEDEIROS, A. C. de; MARACAJÁ, P. B.; MEDEIROS, A. P. de. Estresse salino e adubação mineral na composição nutricional da cultura do milho. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 76–83, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4760. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>