Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do rio Tauá, nordeste paraense

Autores

  • Lorena Conceição Paiva de Ataide Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Silvano Silva Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Francisco Carlos Lira Pessoa Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica, morfometria, gestão de recursos hídricos, hidrologia.

Resumo

As características físicas de uma bacia constituem elementos de grande importância para avaliação do seu comportamento hidrológico. Foi utilizado o Modelo Digitais de Elevação (MDE) para o cálculo de variáveis associadas as características morfométricas da Bacia Hidrográfica do Rio Tauá situada no nordeste paraense, afim de obter o conhecimento quantitativo das variáveis e planejar o gerenciamento deste recurso hídrico. Para realizar a caracterização da rede de drenagem, tomou-se os seguintes valores para o rio Tauá: Comprimento da rede de drenagem (Lu) de 177,96 km, sendo que seu canal principal possui 39,41 km; Comprimento axial da bacia (LB) de 29,30 km Observou-se que as características de declividade da bacia informam que o relevo é predominante plano e uma forma alongada, possibilitando fácil escoamento das águas superficiais, sendo seu sistema de drenagem bem ramificado. Os resultados observados no presente trabalho podem ser utilizados para a análise da adequação do local das estruturas de conservação do solo e da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silvano Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado pela Universidade Federal do Pará.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFPA), área de concentração Engenharia Hídrica, linha de pesquisa Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Bolsista CAPES.

Técnico em Edificações.

Atividades profissionais voltadas ao setor público e privado, na área de infraestrutura urbana, saneamento ambiental e consultoria em licenciamento ambiental.

Diversas atividades acadêmicas: no Conselho da FAESA/UFPA, na Câmara de Ensino da FAESA/UFPA, no Centro Acadêmico e na Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (ENGSAM/UFPA).

Foi Bolsista de IC do PIBIC/UFPA e PIBIC/CNPq.

Francisco Carlos Lira Pessoa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2008), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010), doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (2015) e foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/Capes (2016). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Hidrologia, Regionalização Hidrológica - Curvas de Permanência - Vazões Ecológicas - (Regressões Múltiplas) e Identificação de Regiões Hidrologicamente Homogêneas (Métodos de Análise de Agrupamentos e Fuzzy C-Means).

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

CONCEIÇÃO PAIVA DE ATAIDE, L.; SILVANO SILVA RODRIGUES, R.; LIRA PESSOA, F. C. Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do rio Tauá, nordeste paraense. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 130–138, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)