Produção de mel no município de São Rafael: um estudo de caso com base na experiência da Associação dos Apicultores do Desterro

Autores

Resumo

A criação de abelhas do gênero Apis é conhecida como apicultura, uma atividade agropecuária amplamente disseminada. A técnica vem sendo desenvolvida no Brasil desde o século XIX, embora somente no XX ela tome força com a introdução da abelha africana no Brasil. O estudo foi realizado na Associação dos Apicultores do Município de São Rafael da comunidade rural Desterro pertencente, localizada predominantemente, na Mesorregião Mossoroense, de acordo com a classificação do IBGE. De acordo com dados do censo 2010, São Rafael tem uma área de 469.099 Km2 e conta com uma população rural de 2.573 e população urbana de 5.538. Com o objetivo de mostrar o alcance da atividade apícola na agricultura familiar para a Comunidade Rural Desterro, a presente investigação caracteriza-se, quanto aos fins, como exploratória e descritiva. O período de extração dos dados foi de novembro a dezembro de 2016. Os dados coletados foram tratados de forma quantitativa e quantitativa, utilizando-se de procedimentos estatísticos e descritivos. Os dados coletados mostraram que a produção atual de mel não está em situação muito confortável, isso devido à irregularidade das chuvas. O principal produto comercializado é o mel em bisnaga, sendo o período chuvoso o mais favorecido economicamente com uma produção de 3.200 quilos/ano e receita anual de R$ 38.400,00. Pode-se verificar que o processo de certificação da produção tem despertado o interesse dos apicultores pelos demais produtos oriundos da criação racional das abelhas, aquecendo dessa maneira a economia da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Como Citar

SILVA, N. V. da; PAIVA, A. C. C. de; MEDEIROS, A. P. de; MEDEIROS, A. C. de; SILVA, O. S. da; MARACAJA, P. B.; LIMA, C. J. de; SILVA, C. C. M. da. Produção de mel no município de São Rafael: um estudo de caso com base na experiência da Associação dos Apicultores do Desterro. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 112–118, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4974. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>