Avaliação do desenvolvimento do capim Panicum maximum cv. Mombaça submetidos à duas idades de corte e diferentes densidades de plantas

Autores

  • Zaqueu Lopes da Silva
  • Francisco Tarcísio Lucena
  • Debora Janyne Barbosa Martins
  • Rosilene Agra da Silva UFCG
  • Amanda Rezende Moreira
  • Samara Raquel Souza Ribeiro Andrade
  • Jéssika Assis Ferreira Gadelha

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento do capim Panicum maximum, em diferentes épocas de corte e densidades de plantas. O experimento foi constituído por meio do esquema fatorial 3 x 2, com quatro repetições. O fator A com 3 densidades de plantas (404, 547, 582) e o segundo fator de duas épocas de retiradas (20 e 35 dias após a emergência). A quantificação de desenvolvimento em função da época e número de plantas foi obtida por meio de anotação da medida da altura da planta com auxílio da régua, posteriormente, foi feito a soma para obtenção do número total de plantas em cada tratamento. As variáveis serão estudadas pela análise de variância e médias por meio do teste de tukey, a 5% de significância. Os resultados mostraram que tanto para o desenvolvimento, massa seca e massa total, na época 20 os que tiveram melhor desempenho foi a de 582, já para época 35 a que melhor obteve desempenho foi a de 404. No geral a época de retirada que melhor teve desempenho foi a de 35 dias. Portanto neste contexto é possível verificar que o número de plantas afetou diretamente a produtividade, sendo necessário um planejamento prévio de plantio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

LOPES DA SILVA, Z.; LUCENA, F. T.; MARTINS, D. J. B.; SILVA, R. A. da; MOREIRA, A. R.; ANDRADE, S. R. S. R.; GADELHA, J. A. F. Avaliação do desenvolvimento do capim Panicum maximum cv. Mombaça submetidos à duas idades de corte e diferentes densidades de plantas. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 178–183, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5363. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)