Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação

Autores

  • Ana carla Silva Alexandre IFPE _ campus pesqueira
  • Luana Mendes Amorim
  • Nadjane Santos de Paula Patriota
  • Valquiria Farias Bezerra Barbosa
  • Valdeilson Lima de Oliveira
  • Amanda Haissa Barros Henriques

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.4150

Palavras-chave:

Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagem

Resumo

Objetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.

Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate course

Abstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana carla Silva Alexandre, IFPE _ campus pesqueira

Professora do Bacharelado em Enfermagem do IFPE campus pesqueira, na área de UTI. Mestranda em ciencias da saude.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Como Citar

Alexandre, A. carla S., Amorim, L. M., Patriota, N. S. de P., Barbosa, V. F. B., Oliveira, V. L. de, & Henriques, A. H. B. (2016). Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 6(2), 13–20. https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.4150

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)