Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos

Authors

  • Gertrudes Macario de Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ruy de Carvalho Rocha Universidade do Estado da Bahia

Abstract

Comparou-se a temperatura do ar observada em diferentes ambientes cobertos com telas: termo refletora, sombreamento branca, sombreamento preta e cromatinete difusor com aquela observada a campo aberto. O experimento foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, no município de Juazeiro, no período de 06 de agosto a 02 de dezembro de 2006. Para cada ambiente foi montada uma estrutura tipo “Sombreiro”, com 10 m de largura, 24 m de comprimento e pé direito de 3 m e coberta com as diferentes telas. No centro de cada ambiente foram efetuadas medidas de temperatura a 1,5 m da superfície, bem como, na estação meteorológica automática situada a 40 m. Sob cada ambiente, bem como a campo aberto foi cultivado o tomateiro. Durante o período estudado, todos os ambientes apresentaram temperatura máxima superior ao ambiente externo e a maior diferença, foi observada sob a tela de sombreamento branca, 1,6ºC; todos os ambientes apresentaram temperatura mínima um pouco inferior à observada no cultivo a campo aberto; a maior transmitância da radiação solar global através da tela de sombreamento branca foi determinante para temperaturas mais elevadas nesse ambiente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gertrudes Macario de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professora Adjunta do Departamento de Tecologia e Ciênias Sociais da UNEB, ministra aulas de Física e Meteorologia e Climatologia e atua na área de Agrometeorologia.

Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, ministra aula de Meteorologia no Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental e atua na área de grometeorologia.

Ruy de Carvalho Rocha, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da UNEB, atua na área de Agronomia, com ênfase em propagação de plantas, cultivo em ambiente protegido e tecnologia de sementes.

Published

22-10-2012

How to Cite

OLIVEIRA, G. M. de; LEITÃO, M. de M. V. B. R.; ROCHA, R. de C. Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 250–257, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)