Análise microbiológica de amostras de milho verde cozido comercializado por ambulantes em Maceió, Alagoas

Authors

  • Geovanny Soares Pauferro Barroso Universidade Federal de Alagoas
  • Tania Marta Carvalho dos Santos
  • Felipe Alexandre Tenório
  • Yamina Coentro Montaldo

Abstract

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) tem crescido em todo o mundo por diversos aspectos, sobretudo com o aumento populacional e a necessidade de produção de alimentos em alta escala. Em contraste a este crescimento, aumenta comércio de ambulantes em muitas cidades de países em desenvolvimento, incentivado, sobretudo,  pela ausência de trabalho e pela procura da população em obter alimentação rápida e de baixo valor. No estado de Alagoas não existem dados que relacionem exatamente o consumo de milho verde vendido por ambulantes com a ocorrência de doenças, o que acarreta em poucos relatos sobre a qualidade microbiológica deste produto. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade microbiológica do milho verde cozido, comercializado por ambulantes na cidade de Maceió, Alagoas. Foram analisadas 15 amostras coletadas nos locais de venda de ambulantes, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no qual estabelece que os alimentos devem respeitar uma tolerância de amostra indicativa de 102 NMP/g para Coliformes a 45ºC, 103UFC/g Staphylococcus aureus e Bacillus cereus em 25g da amostra. Todas as análises microbiológicas foram realizadas de acordo com os métodos do Compedium of Methods for the Microbiological Examination of Foods, a fim de comparar com os padrões de segurança alimentar estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados nas amostras apresentaram significância fora do padrão microbiológico, portanto em relação à qualidade microbiológica de milho verde comercializado por ambulantes nas ruas de Maceió, Alagoas, podem colocar em risco a saúde do consumidor, devido ao o número de amostras contaminadas e às espécies de microrganismos encontradas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geovanny Soares Pauferro Barroso, Universidade Federal de Alagoas

Barroso, G. S. P.

Acadêmico do Curso de Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas, atuando nas linha sde pesquisa: Microbiologia e bioqímica do solo e Biotecnologia.

Published

22-10-2012

How to Cite

BARROSO, G. S. P.; SANTOS, T. M. C. dos; TENÓRIO, F. A.; MONTALDO, Y. C. Análise microbiológica de amostras de milho verde cozido comercializado por ambulantes em Maceió, Alagoas. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 50–53, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)