Comportamento de Cryptolestes ferrugineus (Stephens, 1831)(Coleoptera: Laemophloeidae) exposto ao extrato de Momordica charantia L.

Authors

  • Bruno Adelino de Melo
  • Juliana Ferreira da Silva
  • Delzuite Teles Leite
  • Josivanda Palmeira Gomes
  • Francisco de Assis Cardoso Almeida

Abstract

A utilização de plantas com propriedades bioativas, tem se mostrado como uma forma eficiente e promissora no controle de insetos-praga. Diante o exposto, objetivou-se estudar o comportamento de Cryptolestes ferrugineus frente a grãos de milho tratados ou não com extrato hidroalcóolico de Momordica charantia L. em diferentes concentrações. O experimento foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes, da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, com temperatura e umidade relativa do ar de 24,0 ± 4,0 ºC e 84,0 ± 5,0% respectivamente. Grãos de milho foram tratados com extrato hidroalcóolico de M. charantia L. nas concentrações de 0,0; 25,0; 50,0; 75,0 e 100,0% e colocados em arenas confeccionadas a partir de tubos de PVC de 5,0 cm de diâmetro, a fim de determinar a preferência desse inseto. Cada tratamento foi comparado com grãos de milho sem tratamento. O experimento foi organizado segundo o delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e três repetições. Para análise dos dados foi utilizando o teste do Qui-quadrado (χ2). Além disso, foi determinado um Índice de Repelência, submetendo-o a Análise de Regressão. O extrato hidroalcóolico de M. charantia L. se mostrou como repelente nas concentrações de 25,0 e 50,0%, por outro lado, na concentração de 100,0%, o mesmo passou a ter comportamento atraente a esse inseto. O extrato nas concentrações de 0,0 e 75,0% não apresentou diferença estatística quanto à escolha de C. ferrugineus.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bruno Adelino de Melo

Técnico Agricola,Professor/Pesquisador, Graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Especialização em Geo Politica e Historia. Mestrando em Sistemas Agroindustriais na UFCG campos de Pombal - PB.   

Published

17-10-2012

How to Cite

MELO, B. A. de; SILVA, J. F. da; LEITE, D. T.; GOMES, J. P.; ALMEIDA, F. de A. C. Comportamento de Cryptolestes ferrugineus (Stephens, 1831)(Coleoptera: Laemophloeidae) exposto ao extrato de Momordica charantia L. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 18–23, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1374. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>