PERFIL SOCIOECONÔMICO E TECNOLÓGICO DOS PEQUENOS PRODUTORES DE FEIJÃO-CAUPI DO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA, NORDESTE PARAENSE

Authors

  • Marcos Antônio Souza dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Fabrício Khoury Rebello Banco da Amazônia

Abstract

O artigo analisa o perfil socioeconômico e tecnológico dos pequenos produtores de feijão-caupi do município de Primavera, localizado na região Nordeste do Estado do Pará. Foram aplicados questionários numa amostra de 60 agricultores distribuídos em quatro comunidades rurais tradicionais no cultivo desse produto. No âmbito socioeconômico os resultados identificam características gerais dos agricultores e de suas famílias, tais como: origem, faixa etária, escolaridade, composição familiar e da renda. Em termos de tecnologia são caracterizadas a estrutura das propriedades, os sistemas de produção e os níveis de produtividade da cultura. Adicionalmente destacam-se aspectos referentes ao associativismo, assistência técnica, crédito e comercialização da produção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Antônio Souza dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Engenheiro Agronômo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). No período 1997-2009 foi Técnico Científico do Banco da Amazônia, desenvolvendo atividades nas áreas de estudos econômicos, planejamento e desenvolvimento regional, sendo que entre 2006 e 2009 coordenou a Área de Estudos Macroeconômicos e Regionais. No período 2002-2009 também foi professor da Universidade da Amazônia (UNAMA) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), atuando em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Economia, Agronegócios, Finanças e Meio Ambiente. Atualmente é professor do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde ministra disciplinas da área econômica nos cursos de Agronomia, Bacharelado em Informática Agrária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Possui experiência nas áreas de Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Economia e Gestão do Agronegócio, Planejamento e Desenvolvimento Regional e Métodos Quantitativos em Economia.

Fabrício Khoury Rebello, Banco da Amazônia

Economista, graduado pela Universidade da Amazônia (1990), mestre em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2004)e doutor em Ciências Agrárias, área de concentração em Agroecossistemas da Amazônia (2012). Desde 1997 é Economista do Banco da Amazônia, atuando na área de estudos econômicos e tendo exercido a função de Coordenador de Planejamento. É professor Adjunto da Universidade da Amazônia (UNAMA). É editor técnico da Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável e Economia Amazônica.

Published

29-04-2013

Issue

Section

Technical Note