Biofilmes de gelatina: Efeito da adição de surfactante e ácidos graxos de óleo de coco na permeabilidade ao vapor de água

Authors

  • Thiago Azevedo de Oliveira Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ricardo Henrique de Lima Leite Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Edna Maria Mendes Aroucha Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Delânnia Maia Nobre Universiade Federal Rural do Semi-Árido
  • Francisco Klebson Gomes dos Santos Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da adição de surfactante tween 20 e ácidos graxos de óleo de coco na permeabilidade ao vapor de água de biofilmes de gelatina. O experimental foi realizado em delineamento inteiramente casualizados (DIC), disposto em esquema fatorial 2 x 5, com 3 repetições, em que o primeiro fator corresponde ao dos tratamentos com tween 20 e ácidos graxos de óleo de coco, e o segundo termo corresponde a concentração (0%, 12.5%, 25%, 37.5% e 50%) em relação a massa de gelatina. Para isso os biofilmes gelatina nas diferentes concentrações foram preparados pelo método de casting utilizando-se como plastificante o glicerol. Após a formação do filme, sua propriedade de permeabilidade ao vapor de água foi determinada. Os filmes compostos com ácidos graxos de óleo de coco apresentaram em todas as concentrações estudadas valores de permeabilidade ao vapor de água, significativamente, menores dos que os filmes compostos por surfactante tween 20 em todas suas concentrações. .A adição de ácidos graxos e surfactante aumentaram a espessura dos filmes.A adição de surfactante tween 20 e o aumento de sua concentração proporcionaram o aumento na permeabilidade ao vapor de água, enquanto que a adição de ácidos graxos de óleo de coco e o aumento de sua concentração proporcionou uma redução da permeabilidade ao vapor de água.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Henrique de Lima Leite, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Profº Adjunto do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, UFERSA, Mossoró, RN.

Edna Maria Mendes Aroucha, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

ProfAdjunto do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, UFERSA, Mossoró, RN.

Delânnia Maia Nobre, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Graduanda  em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Francisco Klebson Gomes dos Santos, Universiade Federal Rural do Semi-Árido

Profº Adjunto do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, UFERSA, Mossoró, RN.

Published

21-11-2012

How to Cite

OLIVEIRA, T. A. de; LEITE, R. H. de L.; AROUCHA, E. M. M.; NOBRE, D. M.; SANTOS, F. K. G. dos. Biofilmes de gelatina: Efeito da adição de surfactante e ácidos graxos de óleo de coco na permeabilidade ao vapor de água. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 76–80, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1749. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>