Estrutura fitossociológica, diamétrica e hipsométrica da comunidade arbórea de um fragmento de floresta atlântica no Município de Moreno, Pernambuco, Brasil

Authors

  • Anderson Pedro Bernardina Batista UFRPE
  • Luiz Carlos Marangon UFRPE
  • Robson Borges de Lima UFRPE
  • Rubeni Cunha dos Santos UFRPE
  • Expedito Baracho Júnior UFRPE

Abstract

Este trabalho teve como objetivo caracterizar a estrutura fitossociológica da comunidade arbórea da borda de um fragmento de floresta atlântica no município de Moreno, Pernambuco. O estudo foi desenvolvido em um fragmento de Mata Atlântica com área de aproximadamente 9 ha, pertencente à Fazenda Haras Casa Branca, localizado no município de Moreno, Pernambuco. Foram alocadas sistematicamente 10 parcelas de 10 x 25 m, equidistante em 20 m, distribuída em 2 linhas, a distância entre as linhas foi de 25 m, cada linha foi composta por 5 parcelas, totalizando 2500 m². As analises foram estabelecidas, com base no nível de inclusão com circunferência a altura do peito a 1,30 m do solo (CAP) ≥ 15 cm e, os dados de altura (H) através de estimativaspara o estudo fitossociológico. Para avaliar a diversidade florística em nível de espécie, utilizou-se o índice de Shannon (H’). No total, foram amostrados 247 indivíduos arbóreos, pertencentes a 23 famílias botânicas, 30 gêneros e 43 espécies. A Artocarpus heterophyllus Lam. e a Tapirira guianensis Aubl., foram as duas espécies que apresentaram o maior valor de importância respectivamente.  

Downloads

Download data is not yet available.

Published

29-04-2013

How to Cite

BATISTA, A. P. B.; MARANGON, L. C.; LIMA, R. B. de; SANTOS, R. C. dos; BARACHO JÚNIOR, E. Estrutura fitossociológica, diamétrica e hipsométrica da comunidade arbórea de um fragmento de floresta atlântica no Município de Moreno, Pernambuco, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 114–120, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1756. Acesso em: 25 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)