Germinação e crescimento inicial de meloeiro submetido ao osmocondicionamento da semente com NACl e níveis de salinidade da água

Authors

  • Auderlan de Macena Pereira UFCG
  • Roberto C. F. de Queiroga
  • Gabriel D. da Silva
  • Maria das Graças R. do Nascimento
  • Sanderley E. O. de Andrade

Abstract

A salinização dos solos tem contribuído para afetar o rendimento das plantas em termos de produtividade das culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação e o crescimento de mudas de meloeiro submetidas ao osmocondicionamento da semente com solução de NaCl e de níveis de salinidade da água de irrigação. O experimento foi realizado no delineamento de blocos casualizados em parcelas subdivididas do tipo 5 x 2, com quatro repetições. Na parcela constou de cinco níveis de salinidade da água de irrigação (1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 dS m-1) e na sub-parcela de sementes tratadas (com e sem pré-embebição em solução salina de NaCl). O aumento da salinidade da água de 1,0 para 5,0 dS m-1 proporcionou resposta linear decrescente na porcentagem de germinação, altura de plantas, número de folhas por planta, área foliar e no acúmulo de massa seca nas plantas nos diferentes órgãos da planta (raiz e parte aérea) e resposta linear crescente com a elevação no índice de velocidade de emergência; o tratamento pré germinativo da semente com solução de NaCl apresentou uma resposta linear crescente favorecendo uma maior porcentagem de germinação, altura de plantas, área foliar e o acúmulo de massa seca total da planta e um menor índice de velocidade de emergência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

27-11-2012

How to Cite

PEREIRA, A. de M.; QUEIROGA, R. C. F. de; SILVA, G. D. da; NASCIMENTO, M. das G. R. do; ANDRADE, S. E. O. de. Germinação e crescimento inicial de meloeiro submetido ao osmocondicionamento da semente com NACl e níveis de salinidade da água. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 205–211, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1761. Acesso em: 17 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)