Diagnóstico do uso de leguminosas em propriedades rurais no município de Aparecida-PB

Authors

  • Evandro Manoel silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Elysson Marcks Gonçalves Andrade UFCUniversidade Federal de Campina Grande (UFCG),G
  • Emanuel Abrantes Dantas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Rodolfo Rodrigo de Almeida Lacerda Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),
  • Kilson Pinheiro Lopes

Abstract

As plantas leguminosas são altamente representativas na contribuição de sobrevivência de pequenos agricultores e proprietários rurais na região semiárida do Nordeste brasileiro. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico das principais espécies de plantas da família Leguminosae exploradas em propriedades rurais do município de Aparecida, Paraíba, com base nas suas utilidades e métodos de cultivo. A pesquisa foi realizada através de questionamentos diretos com trinta produtores em dez propriedades rurais localizadas no referido município. Os resultados indicaram que no município são exploradas as seguintes leguminosas: feijão-caupi, jurema-preta, jurema-branca, catingueira, angico, algaroba e pau-ferro, tendo suas utilidades voltadas para a produção de grãos, produção de forragens, cobertura morta do solo, rotação de cultura, consórcio, fins medicinais, fornecimento de lenha e madeira para construções e manutenções de cercas e currais. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Evandro Manoel silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),

Estudantes de Agronomia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Pombal - PB, CEP: 58.840-000, e-mail: evandroagoman@hotmail.com.

Published

28-11-2012

How to Cite

SILVA, E. M.; ANDRADE, E. M. G.; DANTAS, E. A.; LACERDA, R. R. de A.; LOPES, K. P. Diagnóstico do uso de leguminosas em propriedades rurais no município de Aparecida-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 212–217, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1765. Acesso em: 17 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>