O papel da tradição filosófica na construção da atitude crítica

Authors

  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca Grande - UFCG.
  • Cicera Alves Agostinho de Sá Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.
  • Cicero Reginaldo Nascimento Santos Faculdade Leão Sampaio, professor Efetivo do Estado do Ceará (SEDUC)

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa de natureza bibliográfica que tem como objetivo geral a análise do processo de formação docente a partir de uma visão crítica advinda prioritamente da filosofia da educação. Assim, delineiam-se como objetivos específicos à contextualização da tradição filosófica na construção de uma postura crítica, a aplicabilidade do senso crítico na formação docente, bem como os aspectos interdisciplinares do exercício do magistério. O tema proposto tem como finalidade despertar o espírito crítico, filosófico em nossos professores atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca Grande - UFCG.

Possui Graduação em Letras pela Faculdade de Milagres Ceará. Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana pela Universidade Regional do Cariri. Atualmente cursando língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente é professora da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.

Cicera Alves Agostinho de Sá, Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri. Especialização em língua Portuguesa e Arte-Educação pela URCA. Especialista em Gestão Escolar pela UFC. Atualmente é Coordenadora Escolar da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca.

 

Cicero Reginaldo Nascimento Santos, Faculdade Leão Sampaio, professor Efetivo do Estado do Ceará (SEDUC)

 

 Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras.Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN).Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC) .Atualmente é professor da Faculdade Leão Sampaio, professor Efetivo do Estado do Ceará (SEDUC), atuando principalmente nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Ciências da Educação.

Published

29-04-2013

How to Cite

DE SOUSA, M. do S. C.; ALVES AGOSTINHO DE SÁ, C.; NASCIMENTO SANTOS, C. R. O papel da tradição filosófica na construção da atitude crítica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 41–45, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1799. Acesso em: 29 mar. 2024.