Superação de dormência em sementes de jatobá (Hymenaea courbaril L.)

Authors

  • Pablo Campo Busatto Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Anísio da Silva Nunes Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Bruno Agostini Colman Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gabrielle de Lima Masson Faculdade Anhanguera de Dourados

Abstract

Objetivou-se, neste trabalho, avaliar diferentes tratamentos de superação da dormência primária tegumentar em sementes de jatobá. A pesquisa foi realizada na casa de vegetação da Faculdade Anhanguera de Dourados, em Dourados-MS, onde foram testados os seguintes tratamentos: imersão das sementes em água a 90 ºC por dez minutos, imersão das sementes em ácido sulfúrico (H2SO4) por dez minutos, escarificação mecânica das sementes com o auxílio de lixa e sementes intactas, consideradas testemunhas. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado. Avaliou-se a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de emergência, a germinação acumulada e a altura de plantas. Com base nos resultados obtidos e nas condições que o experimento foi realizado, recomenda-se a imersão das sementes de jatobá em ácido sulfúrico (H2SO4) por dez minutos para a superação da dormência das mesmas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pablo Campo Busatto, Faculdade Anhanguera de Dourados

Engenheiro Agrônomo, profissional liberal autônomo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia.

Anísio da Silva Nunes, Faculdade Anhanguera de Dourados

Docente do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Dourados. Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho - Unesp Jaboticabal, Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, fisiologia vegetal e sistema plantio direto.

Bruno Agostini Colman, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Engenheiro Agrônomo, mestrando em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Estagiário da Embrapa Agropecuária Oeste e bolsista Capes. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia (grandes culturas).

Gabrielle de Lima Masson, Faculdade Anhanguera de Dourados

Discente do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Dourados. Estagiária da Embrapa Agropecuária Oeste e bolsista CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia (grandes culturas).

Published

29-04-2013

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)