Efeito da adição de inseticidas no tratamento de sementes de soja com bioestimulante

Authors

  • Bruno Agostini Colman Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gabrielle de Lima Masson Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Henrique Guarda Missio Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Anísio da Silva Nunes Faculdade Anhanguera de Dourados
  • Ana Cristina Ceolin Faculdade Anhanguera de Dourados

Abstract

O surgimento de novos produtos para a incorporação de aditivos às sementes de soja aumenta a cada ano e, portanto, pouco se sabe sobre o real efeito destes na qualidade fisiológica das sementes e no desenvolvimento da cultura. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito fitotônico da adição de inseticidas ao tratamento de sementes de soja com bioestimulante, durante o desenvolvimento inicial da cultura. O experimento foi conduzido em casa de vegetação e contou com seis tratamentos de sementes, constituídos por: bioestimulante (T1), bioestimulante + fipronil (T2), bioestimulante + fipronil + piraclostrobina + tiofanato-metílico (T3), bioestimulante + abamectina (T4), bioestimulante + thiamethoxam (T5) e bioestimulante + imidacloprido + tiodicarbe (T6). As avaliações ocorreram 21 dias após a semeadura da soja, no estádio fenológico V4-V5. Foi avaliado: massa seca da parte aérea, massa seca da raiz, diâmetro do caule e altura de planta. A adição de inseticidas no tratamento de sementes de soja com bioestimulante, nas condições em que o experimento foi realizado, gerou acréscimos para a massa seca das raízes. Destacando-se o ingrediente ativo Thiamethoxam. Os inseticidas não proporcionaram incrementos na massa seca da parte aérea e na altura de plantas de soja. O diâmetro do caule apresentou respostas variáveis de acordo com o inseticida utilizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Agostini Colman, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Engenheiro Agrônomo, mestrando em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Estagiário da Embrapa Agropecuária Oeste e bolsista Capes. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia (grandes culturas).

Gabrielle de Lima Masson, Faculdade Anhanguera de Dourados

Discente do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Dourados. Estagiária da Embrapa Agropecuária Oeste e bolsista CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia (grandes culturas).

Henrique Guarda Missio, Faculdade Anhanguera de Dourados

Engenheiro Agrônomo, profissional liberal autônomo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia (grandes culturas).

Anísio da Silva Nunes, Faculdade Anhanguera de Dourados

Docente do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Dourados. Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho - Unesp Jaboticabal, Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, fisiologia vegetal e sistema plantio direto.

Ana Cristina Ceolin, Faculdade Anhanguera de Dourados

Docente do curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera de Dourados. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1993), Mestrado em Agronomia (Melhoramento Genético Vegetal) pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e Doutorado em Agronomia (Melhoramento de Forrageiras) pela UFGD -Universidade Federal da Grande Dourados(2010). Tem experiência na área de melhoramento genético vegetal e fitopatologia.

Published

26-03-2013

How to Cite

COLMAN, B. A.; MASSON, G. de L.; MISSIO, H. G.; NUNES, A. da S.; CEOLIN, A. C. Efeito da adição de inseticidas no tratamento de sementes de soja com bioestimulante. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 45–48, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1808. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note

Most read articles by the same author(s)