Fontes e doses de fósforo na produção de porta-enxertos de pitombeira

Authors

  • Luciana Freitas de Medeiros Mendonça Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Grazianny Andrade Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Vander Mendonça Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Poliana Samara de Castro Freitas Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Eduardo Castro Pereira Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Abstract

A pitombeira (Talisia esculenta Radlk) é explorada através do extrativismo ou em pomares domésticos sem utilização de tecnologia. Necessitando assim, de informações relacionadas às principais técnicas agronômicas a serem empregadas no seu cultivo comercial, notadamente na produção de mudas. Nesse sentido, objetivo do presente trabalho foi determinar a melhor fonte e dose de fósforo para a produção de porta-enxertos de pitombeira. O experimento foi conduzido em viveiro de produção de mudas, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no período de agosto de 2009 a julho de 2010. Foram testadas duas fontes de fósforo, superfosfato simples e fosfato monoamônico, e cinco doses (0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0 kg m-3 de substrato) as doses de fósforo foram incorporadas ao substrato quinze dias antes do enchimento dos saquinhos. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 2 (fontes de fósforo) x 5 (doses de fósforo), com dez tratamentos, 4 repetições e dez plantas por parcela. Foram avaliados: número de folhas, diâmetro do colo (mm), altura da planta (cm), comprimento da raiz (cm), matéria seca da parte aérea (g/muda), matéria seca da raiz (g/muda), matéria seca total (g/muda) e relação matéria seca da parte aérea e matéria seca da raiz. A adubação fosfatada, até a dosagem 10 kg m-3, promoveu um incremento na produção de porta-enxerto de pitombeira, independente da fonte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Freitas de Medeiros Mendonça, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutoranda em Fitotecnia (UFERSA) e Bolsista da Capes.

Grazianny Andrade Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (2007). Mestre em Fitotecnia/Agricultura Tropical (2011) pela mesma Instituição. Atualmente é doutoranda em Fitotecnia (UFERSA) e Bolsista da Capes. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção de Mudas, Adubação e Pós-colheita de frutíferas.

Published

30-12-2012

How to Cite

MENDONÇA, L. F. de M.; LEITE, G. A.; MENDONÇA, V.; CUNHA, P. S. de C. F.; PEREIRA, E. C. Fontes e doses de fósforo na produção de porta-enxertos de pitombeira. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 114–119, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1815. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>