Análise de chuvas intensas por meio da desagregação de precipitações diárias de Jaru e Machadinho d’Oeste – RO, Brasil

Authors

  • Vinicius Alexandre Sikora de Souza UFRJ
  • Rhayanna Kalline do Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Marcos Leandro Alves Nunes UFRJ
  • Ana Lúcia Denardin da Rosa UNIR

Abstract

A precipitação pluviométrica, dentre os elementos hidrológicos, é o que mais interfere na vida humana, uma vez que, se configura como a principal entrada de água no sistema hidrológico. Atualmente uma das soluções para realizar a caracterização e estimativa das precipitações intensas é a utilização de curvas Intensidade-Duração-Frequência (IDF), as quais consistem em modelos matemáticos semi-empíricos que preveem a intensidade precipitada por meio da duração e distribuição temporal. Neste contexto, esse estudo objetiva estimar a função IDF para os municípios de Jaru e Machadinho d’Oeste, localizados no estado de Rondônia – Brasil, por meio da metodologia da desagregação de chuvas diárias, que gera séries sintéticas com duração em intervalos menores, por meio de coeficientes que transformam chuva de 24h em outras de menor duração, permitindo assim o desenvolvimento de curvas IDF. As equações geradas apresentaram um coeficiente de ajuste de aproximadamente 96% para o município de Jaru e 92,85% para Machadinho d’Oeste. Por fim, constatou-se que as equações propostas para a estimativa da intensidade das precipitações máximas são de grande aplicabilidade tanto para o município de Machadinho d’Oeste quanto para Jaru.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinicius Alexandre Sikora de Souza, UFRJ

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Rhayanna Kalline do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Marcos Leandro Alves Nunes, UFRJ

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Ana Lúcia Denardin da Rosa, UNIR

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e professora assistente da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Published

28-04-2013

How to Cite

SOUZA, V. A. S. de; NASCIMENTO, R. K. do; NUNES, M. L. A.; ROSA, A. L. D. da. Análise de chuvas intensas por meio da desagregação de precipitações diárias de Jaru e Machadinho d’Oeste – RO, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 80–85, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1910. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)