Produção, analise sensorial e físico-química de barra de cereal produzida com derivados do caju

Authors

  • Jarderlany Sousa Nunes Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Inacia Moreira dos Santos
  • Thayse Wilma Nogueira de Oliveira
  • Deise Souza de Castro
  • Maria Karine de Sá Barreto Feitosa

Abstract

Com elevado índice de desperdícios gerados pelas indústrias de alimentos, associado com a crescente expansão do consumo de barra de cereal, por ser um alimento saudável e prático, este trabalho teve como objetivo a elaboração e caracterização de 2 formulação de barra de cereal a base de produtos derivados do caju. As barras de cereal foram produzidas no laboratório de processamento de alimentos da FATEC – Cariri sendo avaliada sensorialmente e fisico-quimicamente caracterizada. Não houve diferença significativa entre as duas amostras nos atributos sensoriais pesquisados (aroma, cor, textura e sabor), a formulação da amostra 01 seria mais bem aceita no mercado, mas que as duas formulações poderiam sofrer alterações para melhorar seus atributos sensoriais. As duas formulações de barras de cereal testadas obtiveram um alto valor energético, atribuídos principalmente a grande quantidade de lipídios nas duas amostras e aos carboidratos. A partir destes resultados, podemos concluir que as duas formulações de barras de cereal foram bem aceita quanto as suas características sensoriais, quanto às análises físico-químicas, foi possível determinar a composição centesimal das duas formulações de barras de cereal produzidas, comprovando sua riqueza em nutrientes e calorias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jarderlany Sousa Nunes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda em Engenharia Agrícola na Área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas (Bolsista CAPES) - UFCG - PB

Published

23-09-2013

How to Cite

NUNES, J. S.; DOS SANTOS, I. M.; NOGUEIRA DE OLIVEIRA, T. W.; DE CASTRO, D. S.; DE SÁ BARRETO FEITOSA, M. K. Produção, analise sensorial e físico-química de barra de cereal produzida com derivados do caju. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 178–182, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2019. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>