Caracterização físico-química e sensorial de famílias de melancia tipo Crimson sweet selecionadas para reação de resistência a potyvirus

Authors

  • Prínscilla Pâmela Nunes Chaves Universidade Federal do Tocantins
  • Tiago Alves Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Anatercia Ferreira Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Roberto Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Ildon Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

Abstract

A cultura da melancia constitui a principal Cucurbitácea cultivada em Tocantins. Porém, nos últimos anos o cultivo vem limitando-se devido algumas doenças, principalmente as ocasionadas por vírus, causando prejuízos na produção. Assim, o desenvolvimento de genótipos com maior nível de resistência pode contribuir para reduzir os custos de produção da cultura. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade pós-colheita e sensorial de frutos de famílias de melancia obtidas de quatro retrocruzamentos. O trabalho foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins. Foram utilizados frutos obtidos de 12 famílias de melancia e a cultivar comercial Crimson Sweet. Para as avaliações físico-químicas foram selecionados dois frutos, sendo avaliados: acidez titulável, sólidos solúveis e coloração interna da polpa. A análise sensorial dos frutos de melancia foi feita através de testes com 30 avaliadores. Foi utilizada escala hedônica de 5 pontos, variando de maior a menor aceitabilidade para as características de aparência global, aceitação comercial e sabor. Em geral, algumas famílias comportaram-se de maneira satisfatória quanto às características físico-químicas e sensoriais, mostrando que podem ser utilizadas nos programas de melhoramento, pois estão com boas características comerciais e com resistência as principais viroses.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

30-09-2013

How to Cite

CHAVES, P. P. N.; FERREIRA, T. A.; ALVES, A. F.; PEREIRA, P. R.; NASCIMENTO, I. R. do. Caracterização físico-química e sensorial de famílias de melancia tipo Crimson sweet selecionadas para reação de resistência a potyvirus. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 120–125, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2024. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)