Desenvolvimento do feijão caupi (vigna unguiculata l.walp) utilizando as cinzas de bagaço da cana-de-açúcar e efluente tratado

Authors

  • José Airlys Garcia de Menezes Fatec
  • Vagner Sales Santos UFCG
  • Adriana Rejane Vitorino de Menezes Fatec- Cariri
  • Antônio Carlos Pereira de Menezes Fatec- Cariri
  • Leôncio Gonçalves Rodrigues Fatec

Abstract

A grande quantidade de cinzas gerada pelos engenhos, proveniente da queima do bagaço da cana-de-açúcar, ou seja, a necessidade de redução de emissões advindas dessa queima, fazem com que se busquem alternativas para diminuir essas emissões, assim como para a utilização racional dessas cinzas em diversas culturas, como na produção do feijão caupi.O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar com efluente tratados, no desenvolvimento inicial da cultura do Feijão caupi (Vigna unguiculata L.Walp). O estudo foi desenvolvido na estação de tratamento de esgoto da Faculdade de Tecnologia CENTEC – FATEC Cariri, utilizando-se de tratamentos T1- Efluente tratado do filtro anaeróbio juntamente com as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar; T2- Água proveniente de poço juntamente com as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar; T3- Água proveniente de poço sem aplicação de cinzas; com três épocas de coletas, compondo um modelo de experimento inteiramente casualizado. Contudo os valores de altura e o diâmetro caulinar foram mais elevados nas plantas cultivadas com a aplicação das cinzas de bagaço de cana-de-açúcar com efluente tratados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

30-09-2013

How to Cite

GARCIA DE MENEZES, J. A.; SANTOS, V. S.; VITORINO DE MENEZES, A. R.; PEREIRA DE MENEZES, A. C.; RODRIGUES, L. G. Desenvolvimento do feijão caupi (vigna unguiculata l.walp) utilizando as cinzas de bagaço da cana-de-açúcar e efluente tratado. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 147–151, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2172. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)