Germinação da vinagreira em função de cinco níveis de salinidade da água de irrigação

Authors

  • Mariana Alexandre de Lima Sales
  • Francisco José Carvalho Moreira Instituto Federal do Ceará
  • Waleska Martins Eloi
  • Aureliano de Albuquerque Ribeiro Ribeiro
  • Solange Lopes Nogueira

Abstract

Normalmente, problemas de salinidade surgem quando os sais contidos na água de irrigação se acumulam na região do solo onde se encontra o sistema radicular das culturas e, com isto, seus rendimentos são afetados negativamente. Este ensaio teve por objetivo avaliar a germinação de vinagreira em função de cinco níveis de salinidade da água de irrigação. O trabalho foi realizado Laboratório de Análises de Solos e Água e em casa de vegetação, ambos localizados no IFCE, Campus de Sobral. No Ensaio I realizou-se testes preliminares que possibilitaram a construção de curvas artificiais de salinidade e no Ensaio II estudou-se os efeitos destes diferentes níveis de salinidade da água de irrigação, (T1 = testemunha – 0,17; T2=1,5; T3=2,5; T4=3,5; T5=4,5 e T6=5,5 dS m-1). As variáveis analisadas foram primeira contagem da germinação (PCG), porcentagem de germinação (%Germ), índice de velocidade de germinação (IVG) e tempo médio de germinação (TMG). De posse dos resultados verifica-se que a elevação da condutividade elétrica da água de irrigação, reduziu o vigor da germinação das sementes de vinagreira; a condutividade elétrica do substrato apresentou aumento crescente com os níveis de salinidade da água de irrigação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco José Carvalho Moreira, Instituto Federal do Ceará

Eng. Agrônomo, MSc. Fitotecnia/UFC
Prof. do IFCE - Campus de Sobral, ministrando aulas nos Cursos Técnico em Frutcultuta Irrigada e Tecnológico em Irrigação e Drenagem.

Lider do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos da Sustentabilidade Agricultura Irrigada - CESAI

Published

07-04-2014

How to Cite

SALES, M. A. de L.; CARVALHO MOREIRA, F. J.; ELOI, W. M.; RIBEIRO, A. de A. R.; NOGUEIRA, S. L. Germinação da vinagreira em função de cinco níveis de salinidade da água de irrigação. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 68–74, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2200. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)