Qualidade fisiológica, aspectos morfométricos e número de cromossomos da espécie Talisia esculenta Radlk

Authors

  • Erllens Éder-Silva IFCE
  • Dyalla Ribeiro de Araújo

Abstract

A busca por conhecimento sobre as espécies frutíferas nativas são preponderantes para a sua preservação, para o desenvolvimento de tecnologias de produção e conservação genética. O trabalho teve como objetivo avaliar a germinação, caracterizar a morfologia externa dos frutos, sementes e plântulas, e quantificar o número de cromossômico da espécie Talisia esculenta Radlk. Inicialmente, foram desenvolvidos os experimentos sobre germinação, testando temperaturas constantes de 25 e 30ºC e alternada de 20-30ºC; quatro substratos: areia, terra vegetal, vermiculita e organomineral. Para a descrição morfológica dos frutos, sementes, germinação e desenvolvimento da plântula foram examinados cem unidades que foram selecionadas aleatoriamente. Foi também quantificado o número cromossômico da espécie a partir de células extraídas do meristema da raiz. Os resultados evidenciam que as temperaturas de 30ºC constante e 20-30ºC alternadas foram as melhores condições para germinação das sementes de Talisia esculenta Radlk atingindo valores de até 93%, e para emergência os melhores substratos areia e vermiculita. A espécie produz fruto do tipo drupa, com massa média de 11,3g e com comprimento de 2,9cm. Os cromossomos são pequenos (<2,5µm), predominantemente metacêntricos a submetacêntricos, com 1 a 2 constrições secundárias e totalizando 32 pares de cromossomos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Erllens Éder-Silva, IFCE

Natural de Salto da Divisa - Minas Gerais, possui título de Técnico em Agropecuária obtido pela Escola Agrotécnica Federal de Machado - MG (1998), hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2009). Título de Engenheiro Agrônomo e Doutor pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, respectivamente nos anos de 2004 e 2009. Bolsista do Instituto Nacional do Semiárido pelo programa DTI, em projeto intitulado Sistema de Produção de Culturas Alternativas para Produção de Biodiesel, aprovado no edital CT-AGRO. Professor de Culturas Anuais, Mecanização Agrícola e Forragicultura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, desde janeiro de 2010. Tem experiência na área agronômica. Coordenador do Grupo de Pastagens e Forragicultura (GPASF desde 01/03/2011 - atual) com orientandos do PIBIC (4) e PETROBRÁS (5). Bolsista Produtividade do PROAPP (desde março 2012). Coordenador de Assistência Técnica e Projeto do IFCE/Campus Crato (desde abril 2012). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - DINTER UFV/IFCE.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702644Z6

Published

01-10-2014

How to Cite

ÉDER-SILVA, E.; ARAÚJO, D. R. de. Qualidade fisiológica, aspectos morfométricos e número de cromossomos da espécie Talisia esculenta Radlk. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 275–282, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2289. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)