Eficiência de produtos à base de nim aplicados em vagens de amendoim armazenado, sobre Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae)

Authors

  • Elaine Batista Ferreira UFRPE
  • S.G. Gonçalves
  • C. de L. Bicho

Abstract

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a bioatividade de nim (Azadirachta indica) (A.Juss) sobre Alphitobius diaperinus (Panzer), em vagens de amendoim. Para realização do estudo, vagens foram selecionadas, pesadas e colocadas em sacos de ráfia (25 cm de comprimento x 19 cm de largura e acondicionados em recipientes plásticos (10 cm de altura x 20 cm de comprimento x 13 cm de largura) O tratamento das vagens foi realizado utilizando-se concentrado emulsionável de nim (Neemseto, 40%), óleo de nim e pó da folha de nim. cada tratamento foi repetido cinco vezes. Para cada repetição foram utilizados 20 insetos na fase adulta, não sexados e com idade de até 30 dias após a emergência. As avaliações foram feitas aos 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias após instalação do bioensaio. A eficiência dos produtos à base de nim sobre A. diaperinus foi calculada pelo método de Abbott, para a avaliação aos 30 dias e Sun Shepard para as avaliações aos 60, 90, 120, 150 e 180 dias do armazenamento. De acordo com os resultados pode-se concluir que os produtos mais eficientes foram o concentrado emulsionável e óleo de nim.

Palavras-chave:Arachis hypogaea, produto armazenados, bioinseticida, cascudinho

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elaine Batista Ferreira, UFRPE

Trabalho desenvolvido na Embrapa algodão na Aréa de Entomologia agrícola.

Published

01-10-2014

How to Cite

FERREIRA, E. B.; GONÇALVES, S.; BICHO, C. de L. Eficiência de produtos à base de nim aplicados em vagens de amendoim armazenado, sobre Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 07–09, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2292. Acesso em: 23 apr. 2024.

Issue

Section

Technical Note