Análise dos indicadores de desempenho de áreas irrigadas no município de Boqueirão, estado da Paraíba

Authors

  • João Paulo de Oliveira Simões Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Silvânia Lucas dos Santos Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar os indicadores de desempenho associados às áreas irrigadas no município de Boqueirão, estado da Paraíba, cultivadas com culturas agrícolas sazonais (safra e entressafra) e perenes, verificando o potencial de utilização dos recursos hídricos do reservatório no atendimento das demandas de irrigação, além de demandas de abastecimento urbano. Os dados de precipitação pluviométrica e vazões afluentes, utilizados nesta pesquisa, foram obtidos por meio da Agência Nacional de Águas - ANA (ANA, 2001), compreendendo um período normal de precipitação de 10 anos (1976-1985), sem ocorrências de períodos de estiagens. Para a análise do desempenho do sistema hídrico foi utilizado um modelo de otimização, baseado em programação linear (SANTOS et al., 2011). Na avaliação do desempenho das áreas irrigadas, quanto à eficiência no uso da água, foram verificadas algumas perdas consideráveis, reveladas pelos indicadores utilizados. Os resultados mostraram que, com a utilização da série pluviométrica normal, o sistema hídrico não apresentou falhas no atendimento às demandas de irrigação e de abastecimento urbano, durante os 10 anos de estudo, garantindo sua sustentabilidade hídrica. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Paulo de Oliveira Simões, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE (2009) - Campus Limoeiro do Norte / Ceará. Mestrando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG / Paraíba. Tem experiência na área de Recursos Naturais e Irrigação, com ênfase em Recursos Hídricos, Irrigação e Drenagem.

Silvânia Lucas dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo IFCE, campus Limoeiro do Norte (2010). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG (2013), com área de concentração em Engenharia Sanitária. Doutoranda em Engenharia Ambiental pela UEPB.

Published

01-10-2014

How to Cite

SIMÕES, J. P. de O.; SANTOS, S. L. dos. Análise dos indicadores de desempenho de áreas irrigadas no município de Boqueirão, estado da Paraíba. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 356–361, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2442. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES