Desperdício de água nas instalações prediais do Campus Universitário da UFCG em Pombal-PB: Medidas para conservação, aproveitamento e reúso

Authors

  • Katia Barbosa Silva U
  • Raissa Borges Oliveira
  • Luara Lourenço Ismael
  • Valmir Cristiano Marques de Arruda

Abstract

O volume de água consumido em uma edificação pode ser dividido em uso propriamente dito e o que é desperdiçado. O desperdício pode ocorrer tanto pela ocorrência de vazamentos como pelo mau uso desse insumo nas diferentes atividades realizadas. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo realizar uma analise quantitativa voltada ao desperdício de água no Campus da UFCG em Pombal-PB, bem como propor medidas de controle e reaproveitamento de água. Assim o levantamento feito, conclui que o Campus de Pombal-PB consumiu, em média, nos últimos dois anos, cerca de 1.200 m³/ano de água. A partir disso analisou-se que a população consumidora do Campus apresentou, no período avaliado, uma considerável variação, apresentando atualmente uma população de 1.418 habitantes. Verificou-se ainda que o  sistema de abastecimento de água é composto por apenas um sistema de medição (hidrômetro) e que existem, ao todo, dezoito reservatórios. Por toda extensão do Campus existem diversos pontos de consumo de água internos e externos. Ao todo existem 428 pontos de consumo de água. Após o levantamento foi possível identificar os aparelhos que apresentaram desperdícios ocasionados por vazamentos. Foi concluído, através de estimativas, que a água desperdiçada alcançou valores na ordem de 453,27 m³/mês. 

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

SILVA, K. B.; OLIVEIRA, R. B.; ISMAEL, L. L.; ARRUDA, V. C. M. de. Desperdício de água nas instalações prediais do Campus Universitário da UFCG em Pombal-PB: Medidas para conservação, aproveitamento e reúso. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 221–228, 2013. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2466. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)