Aspectos econômicos e financeiros da separação de resíduos sólidos urbanos

Authors

  • Jurandy Gomes Aquino Universidade de Pernambuco
  • Geraldo Barbosa Moura UPE-Universidade de Pernambuco

Abstract

A quantidade de produtos lançados no mercado de consumo aumenta cada vez mais, com ciclos de vida cada vez mais curtos estes produtos rapidamente são descartados de forma inadequada no meio ambiente, gerando enormes volumes de resíduos sólidos urbanos (RSU) e causando impactos ambientais os mais diversos. A separação adequada dos RSU na fonte geradora reduz os gastos públicos com a coleta e destinação final, aumenta o tempo de vida útil dos aterros sanitários, além de gerar renda para a população com a comercialização dos recicláveis. Este trabalho tem como objetivo avaliar alguns aspectos econômicos e financeiros que podem ser obtidos com o processo de separação de RSU na fonte geradora. Os dados para estudo foram coletados na região central da cidade do Paulista-PE, através da aplicação de questionários estruturados. Os resultados obtidos demonstraram que 85,9% dos moradores não realiza separação dos RSU habitualmente. Identificamos que com a separação dos RSU na fonte geradora e consequente comercialização, poderia ser gerada uma receita de mais de R$ 2 milhões. A redução dos gastos públicos ocorre com a diminuição no número de viagens dos veículos para os locais de destinação final.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jurandy Gomes Aquino, Universidade de Pernambuco

Mestrando em Gestao do Desenvolvimento Local Sustentavel da Universidade de Pernambuco-UPE, especialista em Gestao Ambiental pela Faculdade Joaquim Nabuco, especialista em Marketing pela Fundação Getulio Vargas, professor de ensino superior na Faculdade Joaquim Nabuco

Geraldo Barbosa Moura, UPE-Universidade de Pernambuco

Biologo, pos-doutorado em conservacao e biodiversidade, doutor em biologia, mestrado em geociencias. Professor e pesquisador do departamento de biologia da UFRPE, Professor do Mestrado em Gestao do Desenvolvimento Local Sustentavel da Universidade de Pernambuco.

Published

29-06-2014

How to Cite

AQUINO, J. G.; MOURA, G. B. Aspectos econômicos e financeiros da separação de resíduos sólidos urbanos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 195–200, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2497. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES