A NATIONAL CAMPAIGN FOR ANIMAL RABIES VACCINATION IN THE MUNICIPALITIES OF MICROREGION CATOLÉ DO ROCHA - PB, THE PERIOD 2006 TO 2007

Authors

  • Alexandro Veras Barreto de Oliveira UFCG
  • Rosilene Agra da Silva
  • Albério Antônio de Barros Gomes

Keywords:

Campanhas de vacinações, saúde publica e zoonozes.

Abstract

Este estudo teve como objetivo documentar e avaliar os resultados das campanhas contra raiva na microrregião de Catolé do Rocha no Sertão da Paraiba – Brasil durante os anos de 2006 a 2007. Os dados foram obtidos a partir do Resultado Final da Campanha, realizada em 10 dos onze municípios da Microrregião ocorrida anualmente entre os meses de setembro e outubro. Realizou-se uma entrevista semi-estruturada com o responsável regional e municipal do Programa de Profilaxia da Raiva. Os pontos básicos da entrevista foram a vacinação em massa, o controle de cães errantes, observações de animais agressores e o tratamento anti-rábico humano. Os resultados obtidos da população estimada e população alcançada de cães e gatos mostram que o percentual de cães vacinados na campanha de 2006 nos municípios de Brejo do Cruz (78,29%), Brejo dos Santos (61,16%), Jericó (61,26%) e São Bento (76,32%), não atingiram o percentual mínimo recomendado pelos programas oficiais, que é de 80% de cobertura vacinal real. Na Campanha Vacinal do ano seguinte, 2007, os municípios de Brejo dos Santos (76,76%) e São Bento (75,81%) permaneceram não atingindo o percentual mínimo recomendado pelos programas vacinais, seguido desta vez pelo município de São José do Brejo do Cruz (76,19%). O município de Riacho dos Cavalos no ano de 2006, superou a estimativa, atingindo 101,39% da cobertura vacinal e no ano seguinte (2007), conseguiu superar-se atingindo 104,64% da cobertura vacinal, seguido por Bom Sucesso com 104,86% em 2007. Há uma subestimativa da população canina calculada pelo índice de 10% da população humana, demonstrada pelas coberturas vacinais acima de 100%, não alcançando o nível real de 80% da população canina, necessário para controlar e erradicar a raiva urbana. A população canina real possui números que fogem do conhecimento das autoridades sanitárias. Com Relação a felinos, a proporção adotada pela 8ª Gerência Regional de Saúde está em torno de 5% da população com Relação ao número de habitantes dos municípios estudados. Não foram encontrados dados literais que ratifiquem essa proporção adotada como sendo a mais adequada. Há necessidade de um censo animal e a presença de Centros de Controle de Zoonoses para mapear e fornecer dados confiáveis sobre população animal, endemias e epizootias que ocorram nesta região. A ausência de diagnóstico laboratorial; a falta de campanhas educativas que esclareçam a população sobre os riscos de exposição ao vírus rábico e sua prevenção mostram que o programa não está sendo executado em sua totalidade. Outros aspectos relevantes como a ausência de histórico epidemiológico regional, acidentes que não são devidamente notificados as Gerências de atendimento contribuem com as falhas e não há como os órgãos responsáveis terem conhecimento real dos problemas que tentam combater comprometendo o direcionamento e a intensidade dos esforços para seu trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandro Veras Barreto de Oliveira, UFCG

DEAG

Published

25-03-2010

How to Cite

OLIVEIRA, A. V. B. de; AGRA DA SILVA, R.; GOMES, A. A. de B. A NATIONAL CAMPAIGN FOR ANIMAL RABIES VACCINATION IN THE MUNICIPALITIES OF MICROREGION CATOLÉ DO ROCHA - PB, THE PERIOD 2006 TO 2007. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 101–119, 2010. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/250. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)