Disponibilidade hídrica e fertilização orgânica em plântulas de maracujazeiro amarelo

Authors

  • Danila Lima Araújo UFCG/UEPB
  • Mario Leno Martins Véras
  • Lunara de Sousa Alves
  • Diva Lima de Araújo
  • Raimundo Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.2571

Abstract

Resumo - A produção sustentável de mudas é de essencial importância para a sanidade de produções futuras das culturas, entre elas está principalmente as frutíferas, onde, uma boa muda resulta posteriormente em uma boa fornecedora de frutos de qualidade. Assim, objetivou-se avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de maracujazeiro amarelo sob ação de níveis de água disponível e aplicação de fertilizante orgânico a base de urina de vaca. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (5x2) com cinco repetições, totalizando 50 unidades experimentais; os tratamentos consistiram da combinação de cinco níveis de água disponível (60; 70; 80; 90 e 100 %), 1 - com a aplicação (C) e 2 - sem a aplicação (S) de solução a base de urina de vaca. Todas as variáveis estudadas nas mudas de maracujazeiro responderam linearmente a disponibilidade hídrica imposta a elas, de acordo com que se aumentou a água disponível os resultados foram incrementados, já com e sem a aplicação de solução a base de urina de vaca, não surtiram efeitos significativos.

Palavras-chave: mudas, estresse hídrico, urina de vaca

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Danila Lima Araújo, UFCG/UEPB

Possuo graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias(UEPB), atualmente curso Mestra em Engenhari Agrícola, área de concentração em Irrigação e Drenagem(UFCG), Especializanda em Geoambiência e Recursos Hídricos (UEPB).

Published

25-03-2015

How to Cite

ARAÚJO, D. L.; VÉRAS, M. L. M.; ALVES, L. de S.; ARAÚJO, D. L. de; ANDRADE, R. Disponibilidade hídrica e fertilização orgânica em plântulas de maracujazeiro amarelo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 69–74, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.2571. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2571. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>