Analise de crescimento do algodoeiro herbáceo BRS-201 com aplicações de zinco e boro sobre condições de campo

Authors

  • João H. de Albuquerque Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Silvanete S. da Silva
  • José Dantas Neto

Abstract

Objetivou-se com este trabalho, avaliar o efeito no crescimento de plantas de algodoeiro herbáceo cv. BRS 201 em quatro idades diferentes (dias após emergência – dae) sob condições de campo, em resposta a adubação com boro e zinco. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 4, sendo quatro doses de boro (0,0; 2,0; 4,0 e 6,0 kg.ha-1), na forma de Ácido Bórico com 17% de B, quatro doses de zinco (0,0; 0,4; 0,8 e 1,2 kg.ha-1), na forma de Sulfato de Zinco com 20% de Zn, e mais uma testemunha relativa (adubação de NPK), com quatro repetições, perfazendo o total de 68 parcelas, cultivar BRS-201. As variáveis estudadas foram: altura de planta (AP); diâmetro do caule (DC) e a área foliar por planta (AFP), medidos aos 30, 60, 90 e 120 dias após a semeadura, DAS. Foram realizadas leituras medidos aos 30, 60, 90 e 120 dias após a emergência, dae.  O crescimento do algodoeiro, cultivar BRS 201, medido via altura de planta, foi alterado pelos micronutrientes zinco e boro, com incremento significativo, da ordem de 15,71%, em relação ao tratamento que não recebeu tais elementos químicos. A altura da planta (AP), o diâmetro do caule (DC) e a área foliar do algodoeiro (AFP) aumentaram com as doses de zinco e boro.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João H. de Albuquerque, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professor Associado, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Departamento de Ciências Ambientais e Tecnologicas, área de atuação Engenharia de Água e Solo, Manejo de Irrigação e Recursos Naturais.

Published

07-04-2014

How to Cite

ALBUQUERQUE, J. H. de; SILVA, S. S. da; DANTAS NETO, J. Analise de crescimento do algodoeiro herbáceo BRS-201 com aplicações de zinco e boro sobre condições de campo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 40–49, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2618. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>