Aspectos da distribuição de Ligustrum lucidum W. T. Ainton em diferentes ecossistemas: Revisão bibliográfica

Authors

  • Paulo Guilhermetti Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Gabriel Felipe Vogel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Lais Martinkoski Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO
  • Filemom Mokochinski Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Abstract

O trabalho teve como objetivo analisar dados e produções científicas existentes no que se refere a análise da ocorrência e invasão de Ligustrum lucidum em diferentes ecossistemas e ainda, evidenciar as possibilidade de controle da espécie. L. lucidum, arbórea natural da Ásia, vem se adaptando em diversos países. A sua principal utilização é para fins ornamentais, nos centros urbanos, na arborização de ruas, praças e jardins. Foi introduzida deliberadamente, nos municípios da região Sul do Brasil, em caráter ornamental, na década de 1960-70, como a solução para a arborização urbana desses municípios. A alta capacidade de adaptação de L. lucidum fez com a planta se tornasse invasora em florestas nativas da Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Como há poucos estudos sobre a espécie, a pesquisa se torna importante para que se tenha um conhecimento aprofundado sobre a ocorrência e distribuição da espécie e ainda, quais os possíveis métodos de controle para a espécie.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Guilhermetti, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestrando em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati-PR, Brasil.

Gabriel Felipe Vogel, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Departamento do Agronomia - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Lais Martinkoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Mestranda em Produção Vegetal, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, Guarapuava, PR. CEP: 85015-430. 

Filemom Mokochinski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO

Mestrando em Produção Vegetal, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, Guarapuava, PR. CEP: 85015-430. 

Published

25-07-2014

How to Cite

GUILHERMETTI, P.; VOGEL, G. F.; MARTINKOSKI, L.; MOKOCHINSKI, F. Aspectos da distribuição de Ligustrum lucidum W. T. Ainton em diferentes ecossistemas: Revisão bibliográfica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 171–176, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2666. Acesso em: 25 apr. 2024.