COMPONENTES DE PRODUÇÃO DO FEIJÃO VIGNA SOB ESTRESSE SALINO E DOSES DE NITROGÊNIO

Authors

  • Guilherme de Freitas Furtado Universidade Federal de Campina Grande
  • José Raimundo de Sousa Junior UFCG
  • Diego Azevedo Xavier UFCG
  • Elysson Marcks Gonçalves Andrade UFCG
  • Jônatas Raulino Marques de Sousa UFCG

Abstract

O feijão-caupi é uma cultura de grande importância econômica e alimentar, sendo muito cultivada no semiárido brasileiro, porém, faz-se necessário otimizar a utilização da água, sendo possível, através medidas como a viabilização do uso de águas salinas. Objetivou-se avaliar os componentes de produção e qualidade pós-colheita dos grãos de feijão-caupi cv. BRS Pajeú, submetido a diferentes níveis de salinidade da água e adubação nitrogenada. O experimento foi desenvolvido em lisímetros de drenagem, no período de junho a setembro de 2013 em ambiente protegido da UEAg/CTRN/UFCG. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial (5x5), sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,9; 1,8; 2,7; 3,6 e 4,5 dS m-1) e cinco doses de adubação nitrogenada (70; 100; 130; 160 e 190% da recomendação indicada para ensaio em vaso). Avaliaram-se o número de vagens por planta (NVP), comprimento médio de vagens (CV), diâmetro médio de vagens (DV), peso de mil grãos (PMIL), percentagem de debulha de grãos (PD), porcentagem de cinzas, de proteínas, de umidade, o pH, a condutividade elétrica e a acidez titulável. A irrigação com água salina proporcionou redução do NVP e DV, no entanto verificou-se incremento na PD com o aumento da CEa. O CV não foi influenciado pelos tratamentos aplicados, sendo em média 18,20 cm. A adubação nitrogenada afetou positivamente o PMIL do feijão-caupi. O incremento da dose de fertilização de nitrogênio elevou a porcentagem de cinzas dos grãos de feijão-caupi. Houve interação entre a salinidade da água de irrigação e a fertilização nitrogenada para a porcentagem de proteínas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme de Freitas Furtado, Universidade Federal de Campina Grande

Eng. Agrônomo, Pós-graduando em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

José Raimundo de Sousa Junior, UFCG

Eng. Agrônomo - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Diego Azevedo Xavier, UFCG

Graduado em Engenharia Agrícola – UAEA/CTRN – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande-PB.

Elysson Marcks Gonçalves Andrade, UFCG

Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Jônatas Raulino Marques de Sousa, UFCG

Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Published

22-08-2014

How to Cite

FREITAS FURTADO, G. de; DE SOUSA JUNIOR, J. R.; XAVIER, D. A.; GONÇALVES ANDRADE, E. M.; MARQUES DE SOUSA, J. R. COMPONENTES DE PRODUÇÃO DO FEIJÃO VIGNA SOB ESTRESSE SALINO E DOSES DE NITROGÊNIO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 130–136, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2898. Acesso em: 24 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)