PIGMENTOS FOTOSSITETICOS E PRODUÇÃO DE FEIJÃO Vigna ungüiculada L. Walp SOB SALINIDADE E ADUBAÇÃO NITROGENADA

Authors

  • Guilherme de Freitas Furtado Universidade Federal de Campina Grande
  • José Raimundo de Sousa Junior UFCG
  • Diego Azevedo Xavier UFCG
  • Elysson Marcks Gonçalves Andrade UFCG
  • Jônatas Raulino Marques de Sousa UFCG

Abstract

Estudaram-se acúmulo de pigmentos foliares e a produção do feijão vigna cv. BRS Pajeú submetidos diferentes níveis de salinidade da água de irrigação e doses de nitrogênio. O experimento foi desenvolvido em lisímetros de drenagem, no período de junho a setembro de 2013 em ambiente protegido da UEAg/CTRN/UFCG. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 5, com três repetições, testando-se cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,9; 1,8; 2,7; 3,6 e 4,5 dS m-1) e cinco doses de adubação nitrogenada (70; 100; 130; 160 e 190% da recomendação indicada para ensaio em vaso). Avaliaram-se o teor de clorofila ‘a’ (CL a), teor de clorofila ‘b’ (CL b) teor de clorofila total (CLT), razão clorofila ‘a’ e clorofila ‘b’ (CL a/CL b), teor de carotenóides (CAT), o conteúdo relativo de água (CRA), florescimento inicial (FI), o número de flores por planta (NFP), a taxa de abortamento (TA), o número de grãos por vagens (NGV) e o número de grãos por planta (NGP). O teor de CL a não foi influenciada pelos tratamentos aplicados, sendo em média 13,66 µg g-1 MF-1. A irrigação com água salina proporcionou redução no teor de CL b, CLT, CL a/CL b, CAT e o CRA. A adubação nitrogenada promoveu decréscimo da razão CL a/CL b. A salinidade retardou o florescimento inicial, reduziu o número de flores por planta, o número de grãos por vagem e o número de grãos por planta. A taxa de abortamento de flores foi elevada com o incremento da condutividade elétrica da água. O nitrogênio proporcionou efeito significativo para o número de grãos por vagem. Não houve interação entre a salinidade da água de irrigação e a fertilização nitrogenada para nenhuma variável analisada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Guilherme de Freitas Furtado, Universidade Federal de Campina Grande

Eng. Agrônomo, Pós-graduando em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Published

23-08-2014

How to Cite

FREITAS FURTADO, G. de; DE SOUSA JUNIOR, J. R.; XAVIER, D. A.; GONÇALVES ANDRADE, E. M.; MARQUES DE SOUSA, J. R. PIGMENTOS FOTOSSITETICOS E PRODUÇÃO DE FEIJÃO Vigna ungüiculada L. Walp SOB SALINIDADE E ADUBAÇÃO NITROGENADA. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 291–299, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2900. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)