Diagnóstico socioeconômico, ambiental e produtivo da atividade apícola em municípios da microrregião de Catolé do Rocha-PB

Authors

  • Damião Pedro da Silva
  • Carlos Alberto de Lima e Silva
  • Maria do Socorro de Caldas Pinto UEPB
  • Kelina Bernardo Silva UEPB
  • Rosilene Agra da Silva UFCG

Keywords:

Agricultura Familiar, Ambiente, Colmeias, Semiárido.

Abstract

Objetivou-se com este estudo realizar um diagnóstico socioeconômico, ambiental e produtivo da atividade apícola em municípios da Microrregião de Catolé do Rocha-PB. Para realização do estudo foram aplicados questionários com 55 apicultores, sendo levantados  dados referentes aos aspectos sociais, ambientais, econômicos e da produção de mel. Observou-se que são do sexo masculino, idade média de 49,5 anos, 3,6 pessoas por residências. Pouco mais de 94% tem a apicultura como atividade secundária, 63,63% é natural de Catolé do Rocha-PB, 78,19% residem no município e demais nas cidades adjacentes. 85,45% são casados e deste total 43,64% tem de 1 a 2 filhos, 61,8% tem seus apiários localizados em Catolé do Rocha e 38,2% em outros municípios, 36,36% estão na atividade a mais de 20 anos, 72,3% utiliza a mão-de-obra familiar, 63,6% participaram de cursos para iniciar a atividade apícola, 47,27% trabalha com apicultura para obter renda extra, com 65% dos entrevistados cooperados e 50,9% mencionaram que a importância da apicultura para região é econômica e ambiental. Já 100% dos apicultores afirmaram que o futuro das próximas gerações depende da proteção ao meio ambiente. Cerca 63,6% fazem uso de alimento artificial. Em relação à produção de mel os 55 apicultores possuem 4.847 colmeias, com média de 88 colmeias/apicultor. A produção média foi de 14 kg de mel/colmeias em 2,0 coletas/apicultor/ano, com intervalo médio de 130dias entre coletas o que gerou uma produção média em 2012 de 3.985 kg de mel/apicultor. A maior produção em 2012 foi alcançada entre os apicultores migratórios com 35.240 kg de mel/apicultor. A queda na produção de mel na Microrregião de Catolé do Rocha-PB aconteceu em decorrência da estiagem no ano de 2012, que não ultrapassou 400 mm, refletindo em perda de enxames devido à escassez na produção de floradas, fonte natural de alimentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Damião Pedro da Silva

Departamento de Agrárias e Exatas

Zootecnia

Carlos Alberto de Lima e Silva

Departamento de Agrárias e Exatas

Zootecnia

Maria do Socorro de Caldas Pinto, UEPB

Departamento de Agrárias e Exatas

Zootecnia

Kelina Bernardo Silva, UEPB

Departamento de Agrárias e Exatas

Zootecnia

Rosilene Agra da Silva, UFCG

Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias

Zootecnia

Published

29-09-2014

How to Cite

SILVA, D. P. da; SILVA, C. A. de L. e; PINTO, M. do S. de C.; SILVA, K. B.; SILVA, R. A. da. Diagnóstico socioeconômico, ambiental e produtivo da atividade apícola em municípios da microrregião de Catolé do Rocha-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 213–222, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2928. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.