Composição florística em formações de Cerrado com ação antrópica

Authors

  • Hugo Rodrigo Macedo UNESP - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • José Aparecido Macedo
  • Camila Motta Matin Bernardi
  • Mario Luiz Teixeira de Moraes

Keywords:

degradação, fitossociológico, fragmentação florestal

Abstract

As atividades econômicas desenvolvidas por ação antrópica levam a degradação da vegetação de áreas de Cerrado, e provoca a perda da biodiversidade implicando na rápida substituição da vegetação nativa por plantas de espécie exóticas, ou seja, a vegetação do Cerrado tem sua área está cada vez mais reduzida. A ocupação desse bioma ocorreu em diferentes momentos e velocidade, inicialmente a abertura de novas áreas de pastagem para a criação de gado de corte tenha sido a principal causa de desmatamento do Cerrado. Entretanto, no decorrer dos anos, as pressões sobre o bioma começaram a ter outra origem, particularmente a partir da ocupação da cultura de soja, onde se constata que a região centro-oeste é a mais afetada. Portanto, com essa pesquisa objetivamos promover uma discussão sobre a antropização em áreas de Cerrado, o que poderá contribuir com informações para recuperação de área degradadas e compreensão dos processos sucessionais das espécies presentes nesse habitat. Pode ainda, fornecer bases para fomentar a busca por conhecimento, promover a educação ambiental para sensibilização, minimizando possíveis ações de degradação, diminuindo e amenizando os impactos no bioma Cerrado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hugo Rodrigo Macedo, UNESP - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Doutorado em andamento pela "Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho" UNESP - ILHA SOLTEIRA, Mestrado em Agronomia pela UNESP - SP. Possuo graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007), desenvolvendo atividades com Melhoramento Genético de Eucalyptus sp. Tem experiência profissional na área de Georeferenciamento de Imóveis Rurais, Licenciamento Ambiental e Melhoramento Genético de Plantas.

Published

28-03-2015

How to Cite

MACEDO, H. R.; MACEDO, J. A.; BERNARDI, C. M. M.; MORAES, M. L. T. de. Composição florística em formações de Cerrado com ação antrópica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 76–83, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3148. Acesso em: 24 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)