Análises físicas das águas subterrâneas de poços localizados nas comunidades Várzea Comprida dos Oliveiras e Bezerro no município de Pombal-PB

Authors

  • Alan Dél Carlos Gomes Chaves
  • Ricardo Ricelli Pereira de Almeida
  • Diêgo Lima Crispim
  • Francisco Tales da Silva
  • Elton Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3249

Keywords:

Qualidade da água, turbidez, água de irrigação, cor e Temperatura.

Abstract

As águas subterrâneas são aquelas que se infiltram através da superfície do terreno e enchem os espaços vazios dos interstícios das rochas. A irrigação é uma prática agrícola que visa principalmente atender as necessidades hídricas das culturas no momento adequado.  A água utilizada na irrigação das hortaliças é derivada de poços tubulares e do rio Piranhas. O trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros físicos da água dos poços das comunidades Bezerro e Várzea Comprida dos Oliveiras. A pesquisa foi desenvolvida no município de Pombal-PB, por meio de visitas feitas nas comunidades, as quais trabalham com a produção de hortaliças irrigada com água subterrânea. Foram coletadas 18 amostras de água nas comunidades citadas e realizadas as seguintes análises físicas: Turbidez, temperatura e cor. Os poços apresentaram redução nos valores de Turbidez a partir de fevereiro, pois as chuvas conseguiram diluir os materiais presentes na água dos poços. Os valores obtidos para cor estão dentro do padrão exigido para irrigação. A temperatura apresentou pouca oscilação nos valores no decorrer do trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

16-06-2015

How to Cite

CHAVES, A. D. C. G.; ALMEIDA, R. R. P. de; CRISPIM, D. L.; SILVA, F. T. da; SILVA, E. P. da. Análises físicas das águas subterrâneas de poços localizados nas comunidades Várzea Comprida dos Oliveiras e Bezerro no município de Pombal-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 74–78, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3249. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3249. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.