Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado refrigerado embalado a vácuo

Authors

  • Bárbara Camila Firmino Freire UFERSA
  • Karoline Mikaelle de Paiva Soares Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Amanda Sabino de Souza Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Antonio Cleyton Arruda de Azevedo UFERSA
  • Vilson Alves de Góis UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3313

Keywords:

alimento, micro-organismos, bioconservantes, qualidade microbiológica

Abstract

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito dos tratamentos com lactato de sódio, ácido cítrico e ácido lático na contagem de Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado estocado em refrigeração. Após a coleta das amostras, realizou-se o processamento mínimo utilizando dois tratamentos distintos: o controle e a imersão em solução bioconservante. Em seguida, as mesmas foram embaladas a vácuo e estocadas em refrigeração. Foi realizada a contagem de Staphylococcus spp. a partir do dia zero e repetida em intervalos regulares de 48 horas durante quatro dias. A aplicação dos aditivos resultou em reduções significativas nas contagens de Staphylococcus spp. durante o armazenamento refrigerado, podendo representar uma alternativa viável para aumentar a qualidade e a segurança microbiológica do camarão minimamente processado.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bárbara Camila Firmino Freire, UFERSA

Aluna de graduação em Biotecnologia, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora de Biotecnologia de Alimentos, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Amanda Sabino de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Aluna de graduação em Biotecnologia, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Antonio Cleyton Arruda de Azevedo, UFERSA

Aluno de graduação em Biotecnologia, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Vilson Alves de Góis, UFERSA

Professor de Tecnologia Agroindustrial, Laboratório de Tecnologia de Alimentos, Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Published

19-06-2015

How to Cite

FREIRE, B. C. F.; SOARES, K. M. de P.; SOUZA, A. S. de; AZEVEDO, A. C. A. de; GÓIS, V. A. de. Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado refrigerado embalado a vácuo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 84–87, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3313. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3313. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)