Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.

Authors

  • Raniely Nayanne da Silva Freitas IFCE
  • Pahlevi Augusto Souza IFCE
  • Monique Ellen Torres Silva IFCE
  • Francisco Limeira Silva IFCE
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i1.3316

Keywords:

Céu aberto, estufa, qualidade.

Abstract

A produção de figos para consumo in natura é limitada pelas chuvas, que causam elevadas perdas por podridão, o que pode dificultar o seu cultivo durante a estação chuvosa local (fevereiro a maio), época em que a fruta atinge a sua maior cotação. Essa dificuldade poderá ser contornada com o uso de ambiente protegido. Objetivou-se com o presente trabalho, realizar a caracterização da qualidade pós-colheita de figos produzidos sob cultivo protegido e a céu aberto na Chapada do Apodi- CE. Os frutos utilizados neste experimento foram colhidos em pomar experimental da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEPE), pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizada na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte – Ceará, onde os mesmos foram cultivados a céu aberto e em estufa.  Foram realizadas as seguintes análises: diâmetro do fruto, peso do fruto, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável(AT), pH, RATIO e vitamina C. De acordo com os parâmetros analisados, os figos cultivados em estufa apresentaram melhores atributos físico-químicos em relação aos cultivados em céu aberto, concluindo-se que, o tipo de cultivo influencia na qualidade pós-colheita do fruto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Raniely Nayanne da Silva Freitas, IFCE

Tecnóloga em Alimentos, formada em 2012 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE, campus Limoeiro do Norte- CE. Atualmente, mestranda em Tecnologia em Alimentos e cursando Especialização em segurança alimentar na mesma instituição. Possui experiência profissional na área, atuando no controle de qualidade, supervisão/orientação de funcionários e ministração de palestra e curso.

Pahlevi Augusto Souza, IFCE

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1998), mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2002) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Tem experiência na área de Fisiologia Pós-Colheita e avaliação e controle da qualidade de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Cucumis melo, pós-colheita, armazenamento, qualidade e processamento de frutas e hortaliças. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e bolsista de Produtividade em Pesquisa do IFCE (PROAPP).

Monique Ellen Torres Silva, IFCE

Mestranda em Tecnologia em Alimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará com ênfase em Produtos de Origem Animal. Cursando Especialização em Segurança Alimentar na mesma Instituição de Ensino.

Francisco Limeira Silva, IFCE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1977), mestrado em Engenharia Agrícola (1998) - UFC e doutorado em Engenharia Agrícola (2012), também, pela UFC. Docente no do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de irrigação, tecnologias de manejo e de avaliação sistemas de irrigação, qualidade de água para irrigação e agricultura irrigada. 

Patrício Borges Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Licenciatura em Teologia pelo CEPRAC em (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Campina Grande - CCTA - Campus de Pombal - PB, onde participa do Programa de Pos Graduação em Sistemas Agroindustriais PPGSA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura, Abelhas Nativas, Flora Apicola, Defensividade de abelhas e Produção de Rainhas .

Published

11-03-2015

How to Cite

FREITAS, R. N. da S.; SOUZA, P. A.; SILVA, M. E. T.; SILVA, F. L.; MARACAJÁ, P. B. Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 43–46, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i1.3316. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3316. Acesso em: 20 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.