Descarte de pilhas e baterias - A problemática da abordagem nos livros didáticos de química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica

Authors

  • Ana Nery Alves Martins
  • Cícero Pereira Leite
  • Jorge Jacó Alves Martins
  • Gilberlândio Nunes da Silva
  • Gilmar Trindade Araújo

Keywords:

Livros didáticos, eletroquímica, descarte

Abstract

O crescente avanço científico e tecnológico promoveu o desenvolvimento de uma diversidade de eletroeletrônicos, tais como: computadores, celulares, brinquedos, aparelhos de som, televisões, câmeras fotográficas, entre outros. O nome dado aos resíduos resultantes do descarte destes equipamentos eletrônicos é lixo ou resíduo eletrônico e são causadores de impactos ambientais. Nesse sentindo, os livros didáticos estão sendo sinalizados com diferentes objetivos e propostas para o ensino com a abordagem das questões ambientais. Neste contexto, os livros didáticos e os temas que são por eles desenvolvidos é uma ferramenta de grande importância no ensino e aprendizagem dos conceitos de química. Portanto, este trabalho objetivou-se um diagnóstico de quatro coleções de livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional Brasileiro do Livro Didático (PNLD) 2015, para investigar nestes livros como o tema “descarte de pilhas e baterias” foi abordado e quais as abordagens são dados no capitulo eletroquímica. Esse trabalho foi uma pesquisa qualitativa e os resultados apontaram que, as quatro coleções analisadas apresentaram o tema com diferentes intensidades, porém com propósitos semelhantes, sendo que a coleção Química Cidadã foi a que se destacou por apresentar questões que relaciona ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, mostrando diversas discussões a cerca do tema, o que demonstra a significância de se discutir este tema no ensino de química, numa perspectiva das prescrições exigidas pelos documentos legais, que vincula o tema em questão ao enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

18-03-2015

How to Cite

MARTINS, A. N. A.; LEITE, C. P.; MARTINS, J. J. A.; SILVA, G. N. da; ARAÚJO, G. T. Descarte de pilhas e baterias - A problemática da abordagem nos livros didáticos de química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 31–35, 2015. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3335. Acesso em: 16 apr. 2024.

Most read articles by the same author(s)