Qualidade pós-colheita de frutas e hortaliças cultivadas de forma orgânica

Authors

  • Emmanuel Moreira Pereira
  • Yvana Maria Gomes dos Santos
  • Manoel Tolentino Leite Filho
  • Sinara Pereira Fragoso
  • Bárbara Bruna Maniçoba Pereira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3441

Keywords:

Físico-química, Folhosas, Frutos, Agricultura orgânica

Abstract

As frutas e hortaliças movimentam uma grande parte da economia regional e nacional, a produção orgânica vem ganhando cada vez mais destaque, pela qualidade, isenta de contaminantes químicos advindos de agroquímicos. Objetivou-se nesse trabalho determinar a qualidade pós-colheita das hortaliças tipo folha (alface, couve folha e rúcula) e fruto (pimentacumari) assim como as frutas cítricas (toranja e tangerina) em diferentes estádios de maturação, produzidas de forma orgânica no brejo paraibano. O experimento foi conduzido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Frutohortícolas pertencente ao Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias– Bananeiras/PB, pertencente à Universidade Federal da Paraíba. As características analisadas foram: Sólidos solúveis (SS), Acidez titulavel (AT), pH, Vitamina C e Condutividade elétrica (CE). Para as frutas (laranja e toranja) e hortaliça tipo fruto (pimenta), avaliou-se em diferentes estádios de maturação, em função da coloração da casca. A alface, couve e a rúcula apresentam bons teores de sólidos solúveis totais e vitamina C. Para a pimenta Cumari todos os parâmetros com exceção do pH sofreram aumentos consideráveis a medida que avança a maturação. Para tangerina e cravo necessita-se de mais estudos. A toranja apresentou bons teores de vitamina C.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bárbara Bruna Maniçoba Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Bióloga Licenciada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Mestranda em Sistema Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Published

08-06-2015

How to Cite

PEREIRA, E. M.; SANTOS, Y. M. G. dos; LEITE FILHO, M. T.; FRAGOSO, S. P.; PEREIRA, B. B. M. Qualidade pós-colheita de frutas e hortaliças cultivadas de forma orgânica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 56–60, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3441. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3441. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>