Estudo etnofarmacológico sobre produtos naturais e sintéticos citados para tratamento de casos suspeitos de micoses superficiais no município de Cuité – PB

Authors

  • Dayanne Fernandes Oliveira UFERSA
  • Luiz Joardan Fernades de Lima
  • Danielly Albuquerque da Costa
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Egberto Santos Carmo

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3468

Abstract

O uso de plantas medicinais remonta desde a antiguidade e estas representam uma importante ferramenta na promoção à saúde, em vista do uso indiscriminado de medicamentos e da resistência microbiana. Em razão disso, o presente trabalho, teve como objetivo investigar as plantas medicinais e produtos sintéticos utilizados pela população do município de Cuité – PB, para o tratamento de micoses superficiais, a fim de catalogar e preservar o conhecimento popular, e analisar se há confirmação científica na literatura que comprove a atividade biológica destas plantas e produtos. Foi adotado um questionário, com perguntas semiestruturadas, e o estudo contou com a participação de 116 indivíduos, sendo realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Mercês em Cuité – PB.  Os dados foram processados e analisados no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Foram coletadas informações sobre as plantas e produtos utilizados, além da parte utilizada, forma de utilização, tempo de uso, e sobre como os participantes obtiveram a informação relativa à planta ou produto. A idade dos entrevistados variou na faixa etária de 18 à 84 anos, e o sexo feminino foi o mais prevalente com 61,2% do total. A maioria dos entrevistados (68%) revelou ter apenas o ensino fundamental incompleto, e as micoses citadas durante a pesquisa foram as Tineas, caspa, pitiríase versicolor e onicomicose. Parentes foram os principais responsáveis pelas indicações das plantas e produtos aos entrevistados, representando 69% do total. Foram citadas 15 plantas e 03 produtos sintéticos. As folhas foram as partes mais utilizadas (56%), e a maceração foi a forma de utilização prevalente (58%). Fava (Phaseolus lunatus), limão (Citrus limon), tinta de caneta, pólvora com limão, flor de são joão (Pirostegia venusta), babosa (Aloe vera) e juazeeiro (Ziziphus joazeiro) foram as plantas medicinais e produtos mais utilizados e/ou indicados. Portanto, este estudo foi de grande importância para a catalogação e comprovação na literatura do conhecimento popular a cerca das plantas medicinais e produtos sintéticos utilizados para o tratamento de micoses superficiais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dayanne Fernandes Oliveira, UFERSA

Departamento de Ciencias Vegetais

Published

20-06-2015

How to Cite

OLIVEIRA, D. F.; LIMA, L. J. F. de; COSTA, D. A. da; ALENCAR, M. C. B. de; CARMO, E. S. Estudo etnofarmacológico sobre produtos naturais e sintéticos citados para tratamento de casos suspeitos de micoses superficiais no município de Cuité – PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 88–100, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3468. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3468. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)