TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE Caesalpinia ferrea var. ferrea Mart. ex. Tul. (PAU FERRO)

Authors

  • José Augusto da Silva Santana UFRN
  • Larissa da Silva Ferreira
  • Robson Rogério Pessoa Coelho
  • Fábio de Almeida Vieira
  • Mauro Vasconcelos Pacheco

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi definir métodos práticos e de baixo custo para superar a dormência de sementes de Caesalpinia ferrea var. ferrea Mart. ex. Tul. (pau ferro, jucá), utilizando os seguintes tratamentos: T0: testemunha; T1: permanência de sementes na temperatura de 5 ºC por doze horas; T2: imersão em água a 100 ºC por dez segundos; T3: escarificação manual das extremidades durante dez segundos; T4: imersão em água a 100 ºC por dez segundos e permanência na temperatura de 5 ºC durante uma hora e T5: imersão em água na temperatura ambiente por 12 horas. O experimento foi desenvolvido durante oito dias e os tratamentos constaram de quatro repetições com 50 sementes, sendo avaliada a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de germinação e o índice de brotamento. A escarificação manual com lixa nº 120 foi o tratamento que apresentou maior percentual de germinação, atingindo 95,5% já no segundo dia e terminando com 97%, seguido pela imersão em água a 100 ºC com 88,5% de germinação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Augusto da Silva Santana, UFRN

Depto. Agropecuária, Engenheiro Florestal, Dr. Coordenador do Curso de Engenharia Florestal

Published

05-06-2011

How to Cite

SANTANA, J. A. da S.; SILVA FERREIRA, L. da; PESSOA COELHO, R. R.; ALMEIDA VIEIRA, F. de; PACHECO, M. V. TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE Caesalpinia ferrea var. ferrea Mart. ex. Tul. (PAU FERRO). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 225–229, 2011. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/524. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES