QUEBRA DA DORMÊNCIA E EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE SEMENTES DE PEQUI - Caryocar brasiliense

Authors

  • Débora Cristina Nasorry Universidade Federal de Uberlândia
  • Maurilio Ferreira da Cunha ADUBOS TRIANGULO LTDA

Abstract

Caryocar brasiliense é uma árvore típica do Cerrado Brasileiro. Muito utilizada na culinária Brasileira, vem sendo reproduzida em larga escala. O presente estudo teve o objetivo de salientar as dificuldades de se realizar a quebra da dormência da semente de pequi , assim como as dificuldades encontradas no deslocamento da semente germinada para o plantio direto em terra, o que desenvolve grandes desafios com os ataques de formigas e fungos. Foram coletadas sementes de frutos aleatórios e realizado o plantio com tratamento prévio, com 20 dias de fermentação da semente, retirada da polpa, lavagem com água. Os caroços foram colocados para secar por 4 dias à sombra e submetidos a tratamento com ácido giberélico(GA3) em concentração de 250mg.dm-3, e em seguida plantados em leito de areia com 20 cm de espessura. Após a germinação de algumas sementes, foram transferidos para terra, e observados por 90 dias o comportamento das mudas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Débora Cristina Nasorry, Universidade Federal de Uberlândia

Débora Cristina-Nasorry

Bióloga – Instituto de Ciências Agrárias – UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 38405-920 Uberlândia - MG. E-mail: debora_crsn@hotmail.com

Maurilio Ferreira da Cunha, ADUBOS TRIANGULO LTDA

Técnico em Química – Adubos Triângulo Ltda. 38440-000 Araguari – MG.

Published

06-04-2012

How to Cite

NASORRY, D. C.; CUNHA, M. F. da. QUEBRA DA DORMÊNCIA E EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE SEMENTES DE PEQUI - Caryocar brasiliense. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 11–14, 2012. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/596. Acesso em: 29 mar. 2024.

Issue

Section

Technical Note