https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/issue/feedInformativo Técnico do Semiárido2023-11-25T20:20:28-03:00Onireves Monteiro de Castroalinecarla.edu@gmail.comOpen Journal Systems<p>O Informativo Técnico do Semiárido (INTESA), ISSN 2317-305X é um periódico pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) são editados dois volumes anualmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico e ou científicos, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol, tendo como tema principal o semiárido brasileiro.</p> <p>Este periodico teve inicio no ano de 2007 na versão digital, provendo a divulgação de pesquisas realizadas no ambito do desenvolvimento sustentável da região semiárida, do nordeste brasileiro. Além de artigos técnico e ou científicos, é possivel avaliação de outras contribuições nas modalidades de revisão de literatura, nota prévia e carta ao Editor em forma de sugestões, comentários e críticas sobre as publicações.</p> <p>Utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>) <em> desenvolvido pelo </em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo <a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a> e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)</p>https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9813ESTUDO REVISIONAL SOBRE A MIELITE TRANSVERSA AGUDA NO BRASIL2023-06-06T13:34:22-03:00Vitória Maranhão Ramoschagasneto237@gmail.comMarcelane de Lira Silvachagasneto237@gmail.comAnkilma Andrade do Nascimento Feitosachagasneto237@gmail.comPaulo Antônio Farias Lucenachagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução</strong>: A Mielite Transversa Aguda (MTA) é caracterizada por ser uma enfermidade desmielinizante aguda ou subaguda, que pode afetar todos os gêneros e faixas etárias. A MTA possui diversas etiologias. Após excluir as lesões devido às infecções, radiações, comorbidades do tecido conjuntivo, alterações paraneoplásicas, infarto e sarcoidose, deve-se considerar como uma doença idiopática. No que diz respeito ao Brasil, esse estudo busca identificar as principais causas. <strong>Objetivo</strong>: Realizar uma síntese epidemiológica da Mielite Aguda no Brasil através de livros, periódicos e artigos identificando as principais causas e as formas mais eficazes de tratamento. <strong>Método</strong>: Revisão integrativa com utilização das bases de dados Scielo, Lilacs, Pub-Med, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde, assim como, órgãos governamentais que possuem dados específicos a nível de Brasil. Como critério de inclusão, estão sendo buscados estudos dos últimos cinco anos. Como critérios de exclusão, artigos duplicados, ou repetitivos, bem como, aqueles dotados de informações que ultrapassem a esfera nacional. <strong>Resultados</strong>: Diante do exposto, tem-se uma certa percepção concreta sobre as muitas falhas nos tratamentos existentes para a MTA, no qual é necessária a busca por terapias cada vez mais específicas, tendo como base os fatores imunológicos e histopatológicos da doença.</p>2023-06-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Vitória Maranhão Ramos; Marcelane de Lira Silva, Ankilma Andrade do Nascimento Feitosa, Paulo Antônio Farias Lucenahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9820SÍNDROME DE BURNOUT EM MÉDICOS2023-06-13T10:15:04-03:00Wanderson Souza Paischagasneto237@gmail.comRodolfo Abreu Carolinochagasneto237@gmail.comFrancisco Carlos Oliveira Juniorchagasneto237@gmail.comWellington Silva Baiãochagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> Quando o estresse ocorre em níveis que superam a capacidade de adaptação do indivíduo, aliado ao fato do não enfrentamento do problema, a Síndrome de Burnout é desenvolvida como uma resposta da cronificação do quadro. Primordialmente trata-se de uma doença que afeta profissionais que atuam rotineiramente com outras pessoas. O "burnout" representa em significado literal aquele indivíduo que não consegue mais se adaptar mediante ao fator estressor. <strong>Objetivo:</strong> O objetivo do estudo é abordar as implicações da Síndrome de Burnout em médicos. <strong>Aspectos metodológicos:</strong> Refere-se a uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, utilizaremos consultas nas bases de dados científicos na internet: Scientific Electronic Library Online (Scielo), MEDLINE e LILACS. Serão utilizados os descritores dos Descritores em Ciências da Saúde: Doenças Profissionais. Esgotamento Psicológico. Medicina. O período de publicação da literatura será de 2012 e 2022. <strong>Resultados:</strong> com efeito, visando melhores condições de saúde, busca-se efetivar práticas que corroborem com o saneamento dos problemas mentais decorrentes das exaustivas horas de trabalho.</p>2023-06-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Wanderson Souza Pais, Rodolfo Abreu Carolino, Francisco Carlos Oliveira Junior, Wellington Silva Baiãohttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9822O USO DE ANÁLOGOS DE GLP-1 NO CONTROLE DA GLICEMIA E OS SEUS BENEFÍCIOS CARDIOVASCULARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA2023-06-13T12:35:35-03:00Jordanna Maia Onofre Pereirachagasneto237@gmail.comRodolfo de Abreu Carolinochagasneto237@gmail.comOcilma Barros de Quentalchagasneto237@gmail.comJamaildo Padre de Araújochagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> A obesidade configura-se como uma doença crônica que gera impactos sistêmicos e o uso de análogos de GLP-1 é considerado como coadjuvante terapêutico, fundamentalmente, para o controle glicêmico, e vai além, proporcionando benefícios cardiovasculares e seus mecanismos, dentre outras pautas relevantes. <strong>Objetivos:</strong> Analisar os efeitos dos análogos de GLP-1 além do efeito hipoglicemiante, associando-os à prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição dos lipídeos no sangue e à ação anti-inflamatória. <strong>Metodologia:</strong> Revisão narrativa, com busca de artigos, pesquisas e periódicos, nas bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS. Para a pesquisa, utilizou-se os descritores “obesidade”, “controle glicêmico”, “análogos de GLP-1” e “cardiovasculares” empregados junto ao operador booleano AND. Como critérios de inclusão, publicações datadas dos últimos sete anos, em português ou inglês e com texto completo. Os critérios de exclusão foram pautados em textos duplicados ou repetitivos, bem como, aqueles que exploravam o tema sem considerar o núcleo central (análogos de GLP-1 e controle glicêmico). <strong>Resultados:</strong> anota-se que as substâncias análogas ao GLP-1 são teoricamente seguras para o controle da glicemia, constituindo possíveis alternativas às substâncias supracitadas.</p>2023-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Jordanna Maia Onofre Pereira, Rodolfo de Abreu Carolino, Ocilma Barros de Quental, Jamaildo Padre de Araújohttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9856DEPRESSÃO NA POPULAÇÃO IDOSA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA2023-07-06T09:40:01-03:00Lara Juliana de Carvalho Mendonça Silvachagasneto237@gmail.comAracele Gonçalves Vieirachagasneto237@gmail.comMacerlane de Lira Silvachagasneto237@gmail.comAnkilma do Nascimento Andrade Feitosachagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> Apesar da hipertensão ser mais observada em adultos, esse problema também é uma realidade para crianças e adolescentes. Observa-se que, em grande parte das consultas pediátricas, essas aferições e investigações não são realizadas, causando uma subnotificação da doença em crianças e adolescentes no Brasil. <strong>Objetivos:</strong> realizar uma revisão integrativa com o objetivo de analisar os principais registros publicados sobre Hipertensão Arterial Sistêmica em crianças e adolescentes no Brasil, bem como as principais causas descritas e consequências da doença. <strong>Metodologia:</strong> trata-se de uma revisão integrativa da literatura, buscando analisar e sintetizar os estudos originais relevantes já publicados a respeito do tema investigado através das plataformas PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram: artigos que abordassem as causas, consequências, tratamento e faixa etária da hipertensão em crianças e adolescentes, escritos em inglês ou português e realizados no Brasil. Os critérios de exclusão foram: Estudos fora do Brasil, revisões de literatura e estudos de casos, artigos repetidos. <strong>Resultados:</strong> a presente pesquisa demonstrou a importância do cuidado e orientação do profissional de saúde acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica em crianças e adolescentes levando à visibilidade deste tema.</p>2023-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Lara Juliana de Carvalho Mendonça Silva, Aracele Gonçalves Vieira, Macerlane de Lira Silva, Ankilma do Nascimento Andrade Feitosahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9863MEDIDAS DE PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA2023-07-14T09:27:30-03:00Ranielly Lara Corpe Teixeirachagasneto237@gmail.comUbiraídys de Andrade Isidóriochagasneto237@gmail.comCaio Visalli Lucena da Cunhachagasneto237@gmail.comCícera Amanda Mota Seabrachagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue) devido à falta de produção de insulina ou à resistência à mesma, podendo esse aumento da glicemia levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos, sendo o pé diabético uma das complicações mais comuns da diabetes, causada pela combinação de neuropatia, isquemia e infecção. O pé diabético na forma mais grave pode levar a amputações e aumentar a morbidade e mortalidade dos pacientes com diabetes, por isso, é importante realizar o tratamento dessa complicação e para isso é preciso identificar e tratar precocemente qualquer problema nos pés, como ferimentos, infecções e úlceras, além de acompanhar de perto os pacientes com diabetes e pé diabético, incluindo a realização de exames regulares e o ajuste do tratamento, se necessário. <strong>Objetivo:</strong> Identificar as medidas necessárias para prevenção do pé diabético na Atenção Primária. <strong>Método:</strong> Trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual configura-se como um tipo de revisão da literatura que reúne achados de estudos desenvolvidos mediante diferentes metodologias, permitindo aos revisores sintetizar resultados sem ferir a filiação epistemológica dos estudos empíricos incluídos. Tem-se como pergunta norteadora desta revisão: “Quais as medidas preventivas que podem ser utilizadas na atenção primária para evitar a complicação do pé diabético?”. Para a produção deste artigo, foi feita uma seleção de artigos científicos publicados nos últimos 5 anos em periódicos indexados nas bases de dados Scielo, Medline, Lilacs e Pubmed, tendo como descritores em Ciências da Saúde: Pé Diabético, Prevenção e Atenção Primária à Saúde. Artigos originais em língua portuguesa e inglesa no período de publicação da literatura de 2019 a 2023. Serão excluídos artigos de revisão, textos incompletos e repetidos. <strong>Resultados:</strong> As principais medidas utilizadas para prevenção de úlceras nos pés de diabéticos são a identificação do pé em risco; inspecionar e examinar regularmente o pé em risco; educar a pessoa com diabetes, a família e os profissionais de saúde; assegurar o uso rotineiro de calçado adequado; tratamento de fatores de risco para ulceração. <strong>Conclusão: </strong>Uma educação em saúde, principalmente na Atenção Primária, se mostra efetiva, principalmente para melhorar o nível de conhecimento e ajudar a modificar o comportamento das pessoas com DM.</p>2023-07-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ranielly Lara Corpe Teixeira, Ubiraídys de Andrade Isidório, Caio Visalli Lucena da Cunha, Cícera Amanda Mota Seabrahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9870EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA: OS AVANÇOS NAS TÉCNICAS DE IRRIGAÇÃO DE FRUTEIRAS CÍTRICAS2023-07-18T12:57:54-03:00Annelyse Esequiel de Lucena Neveschagasneto237@gmail.comLucas Nathanyel Calixto de Araújochagasneto237@gmail.comJosé de Carlos Batistachagasneto237@gmail.comErinaldo Alves dos Santoschagasneto237@gmail.comJoão Paulo Borges de Queirozchagasneto237@gmail.comGuilherme Pordeus Brandão Lucenachagasneto237@gmail.com<p>A agricultura vem evoluindo desde o início da humanidade, novas tecnologias surgem em conformidade com as necessidades da sociedade. Cada vez mais a questão da preservação dos recursos naturais existentes para o acesso das gerações futuras está presente nos estudos desenvolvidos e na adoção de novas técnicas de irrigação. Na citricultura o manejo adequado da água faz toda a diferença na qualidade final do fruto e na quantidade produzida. A presente pesquisa objetivou realizar um levantamento dos avanços da agricultura ao longo do tempo, em específico, das técnicas utilizadas na irrigação dos citros. O estudo valeu-se de uma revisão bibliográfica, pois possibilita ao autor entrar em contato com uma gama de materiais acerca do tema permitindo maior familiaridade com o problema. Concluiu-se que, paulatinamente, o setor da agricultura está preocupado com a escassez dos recursos naturais e o desenvolvimento de novas tecnologias para atender as demandas existentes em qualidade e quantidade dos produtos. Em relação aos citros, as técnicas de irrigação localizadas mostram-se mais adequadas para a produção, pois permitem um uso racional do recurso hídrico e facilita o controle fitossanitário. Ainda que no início demandem um investimento maior do agricultor, os resultados são satisfatórios.</p>2023-07-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Annelyse Esequiel de Lucena Neves, Lucas Nathanyel Calixto de Araújo, José de Carlos Batista, Erinaldo Alves dos Santos, João Paulo Borges de Queiroz, Guilherme Pordeus Brandão Lucenahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9860A LITERATURA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: NARRATIVA COMO FERRAMENTA DO CUIDADO2023-07-10T10:24:45-03:00Eduardo Guedes Kehrle Filgueirachagasneto237@gmail.comCicera Amanda Mota Seabrachagasneto237@gmail.comClarissa Drumond Andradechagasneto237@gmail.comRodolfo de Abreu Carolinochagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> A medicina é localizada na confluência de várias ciências, mais do que uma ciência propriamente dita. A preocupação corrente sobre o futuro da prática clínica frente aos avanços tecnológicos e a má avaliação dos pacientes acerca da assistência que lhes foi ofertada reforçam a necessidade de habilidades das ciências humanas no cuidado em saúde. Tendo a literatura, as histórias, como elemento estruturador das sociedades, a efetiva prática médica, exigirá do médico uma competência narrativa a partir da adoção da análise textual do discurso daquele de que se cuida. <strong>Objetivo:</strong> O objetivo deste estudo, então, é identificar a literatura na formação médica como ferramenta para o melhor cuidado. <strong>Metodologia:</strong> Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório utilizando de fontes secundárias, como livros de leitura correntes, livros de referência, artigos de periódicos e obras de estudo. <strong>Resultados:</strong> identificou-se que os mecanismos clínicos e educacionais tornam a literatura uma ferramenta para a melhoria do cuidado médico. Além disso, destaca-se a importância da competência do médico em ser consciente e judicioso, baseando-se nas melhores evidências e utilizando os recursos tecnológicos mais adequados e disponíveis.</p>2023-07-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Eduardo Guedes Kehrle Filgueira, Cicera Amanda Mota Seabra, Clarissa Drumond Andrade, Rodolfo de Abreu Carolinohttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9916OXIGENAÇÃO POR MEMBRANA EXTRACORPÓREA NO CHOQUE CARDIOGÊNICO REFRATÁRIO 2023-07-26T12:16:42-03:00Carlos Emanuel de Sá Pereira Nóbregachagasneto237@gmail.comAnkilma do Nascimento Andrade Feitosachagasneto237@gmail.comBruno Menezes de Carvalhochagasneto237@gmail.comFrancisco Carlos Oliveira Juniorchagasneto237@gmail.com<p>No ano de 1812, o primeiro modelo de circulação extracorpórea surgiu a partir da proposta de Le Gallois. Já em 1955, foi possível desenvolver a primeira membrana extracorpórea por Kolff e Balzer. A primeira aplicação ocorreu posteriormente, em 1972, em um caso clínico de um paciente pós-trauma. Até os dias atuais, é crescente o número de pacientes que fazem uso da oxigenação por membrana extracorpórea, constituindo-se enquanto uma terapêutica utilizada nos casos de choque cardiogênico refratário. Abordar a utilização da oxigenação por membrana extracorpórea no choque cardiogênico refratário. Refere-se a uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, utilizaremos consultas nas bases de dados científicos na internet: Scientific Electronic Library Online (Scielo), MEDLINE e LILACS. Serão utilizados os descritores dos Descritores em Ciências da Saúde: Choque Cardiogênico. Insuficiência Cardíaca. Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Neste sentido, o ECMO pode ser uma opção importante para pacientes com choque cardiogênico refratário. No entanto, ainda há muito a ser feito para otimizar seu uso e aumentar as chances de sobrevida dos pacientes. É importante continuar pesquisando e desenvolvendo novas abordagens para melhorar os resultados dos pacientes com choque cardiogênico refratário.</p>2023-07-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Carlos Emanuel de Sá Pereira Nóbrega, Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Bruno Menezes de Carvalho, Francisco Carlos Oliveira Juniorhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9921OS DESCARTES DE PILHAS E BATERIAS NO SERVIÇO PÚBLICO: VIABILIDADE E DESAFIOS2023-07-27T12:09:51-03:00Rosana Santos de Almeidachagasneto237@gmail.comAnnelyse Esequiel de Lucena Neveschagasneto237@gmail.comLucas Nathanyel Calixto de Araújochagasneto237@gmail.comJosé de Carlos Batistachagasneto237@gmail.comDionizio Gonçalves dos Santoschagasneto237@gmail.comJoão Paulo Borges de Queirozchagasneto237@gmail.comGuilherme Pordeus Brandão Lucenachagasneto237@gmail.com<p>As Pilhas e baterias tem em sua composição, metais pesados e tóxicos, que são muito prejudiciais ao meio ambiente, sendo responsáveis por poluir o solo e as águas subterrâneas. Isso acontece principalmente, porque as baterias liberam chumbo, cádmio e mercúrio, quando descartadas incorretamente em aterros irregulares ou lixo em geral. Além dos contaminantes, o descarte de baterias em lixo comum, também podem afetar a saúde dos seres vivos. Diante disso, o objetivo desse trabalho, é analisar os impactos causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias. A metodologia foi desenvolvida por meio do método de procedimento dedutivo, através de pesquisa bibliográfica e documental. A partir do estudo, foi possível constatar, que apesar de existirem leis especificas no Brasil que tratam da coleta e reciclagem de pilhas e baterias descartadas pelos consumidores, ainda existe muita escassez de conscientização da sociedade, empresas e estado, sendo ainda muito usual os descartes desses materiais poluidores em lixo comum, o qual deve ser criado políticas de conscientização e técnicas de melhoramento da reciclagem desses materiais que agridem diretamente a população e meio ambiente.</p>2023-07-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Rosana Santos de Almeida, Annelyse Esequiel de Lucena Neves, Lucas Nathanyel Calixto de Araújo, José de Carlos Batista, Dionizio Gonçalves dos Santos, João Paulo Borges de Queiroz, Guilherme Pordeus Brandão Lucenahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9950O LICENCIAMENTO AMBIENTAL POR ADESÃO E COMPROMISSO (LAC) SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO CIVIL: ANÁLISE DOS DESAFIOS JURÍDICOS E INSTITUCIONAIS 2023-08-01T14:26:36-03:00Gabriela Almeida Barbosachagasneto237@gmail.comJosé de Carlos José de Carlos chagasneto237@gmail.comGuilherme Pordeus Brandão Lucenachagasneto237@gmail.comJoão Paulo Borges de Queirozchagasneto237@gmail.comCarla Rocha Pordeuschagasneto237@gmail.comErinaldo Alves dos Santoschagasneto237@gmail.comRosana Santos de Almeidachagasneto237@gmail.com<p>O licenciamento ambiental é uma ferramenta essencial para minimizar os impactos ambientais das atividades econômicas, mas é preciso que a sociedade e as empresas também assumam a responsabilidade de adotar práticas mais sustentáveis. Diante desses desafios jurídicos e institucionais, o presente artigo tem como objetivo analisar de forma mais detalhada o Licenciamento Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) sob a perspectiva do Direito Civil. Serão abordados aspectos como a sua regulamentação, as obrigações e responsabilidades do empreendedor, a participação do Ministério Público e dos demais órgãos envolvidos no processo de licenciamento, entre outros temas relevantes. Nesse contexto, destacou-se a importância de aprimorar constantemente os instrumentos de proteção ambiental, de forma a garantir a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas. Nesse sentido, o LAC pode ser uma alternativa interessante e eficaz, desde que seja regulamentado de forma clara e transparente, e implementado com responsabilidade e compromisso ambiental.</p>2023-08-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gabriela Almeida Barbosa, José de Carlos José de Carlos , Guilherme Pordeus Brandão Lucena, João Paulo Borges de Queiroz, Carla Rocha Pordeus, Erinaldo Alves dos Santos, Rosana Santos de Almeidahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9949O IMPACTO JURÍDICO E INSTITUCIONAL DA IMPLEMENTAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL POR ADESÃO E COMPROMISSO (LAC)2023-08-01T12:54:41-03:00Gabriela Almeida Barbosachagasneto237@gmail.comJosé de Carlos Batistachagasneto237@gmail.comGuilherme Pordeus Brandão Lucenachagasneto237@gmail.comJoão Paulo Borges de Queirozchagasneto237@gmail.comCarla Rocha Pordeuschagasneto237@gmail.comErinaldo Alves dos Santoschagasneto237@gmail.comRosana Santos de Almeidachagasneto237@gmail.com<p>A crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade de proteger recursos naturais essenciais para a sobrevivência humana, impulsionou a criação de legislações e políticas públicas que visam minimizar os impactos ambientais causados por atividades econômicas. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto jurídico e institucional da implementação do licenciamento ambiental por adesão e compromisso na proteção ambiental. Esse tipo de licenciamento consiste na autorização prévia concedida pelo órgão ambiental para atividades de baixo impacto ambiental, desde que o empreendedor cumpra compromissos ambientais previamente definidos. Assim, busca-se compreender se essa modalidade de licenciamento é eficiente na proteção ambiental e se apresenta vantagens em relação ao modelo tradicional. Diante disso, conclui-se que o LAC pode ser uma ferramenta importante para a proteção ambiental, desde que seja implementado de maneira responsável e eficiente, com a participação da sociedade e a garantia da transparência e do rigor técnico-científico nas análises e concessões de licenças ambientais.</p>2023-08-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gabriela Almeida Barbosa, José de Carlos Batista, Guilherme Pordeus Brandão Lucena, João Paulo Borges de Queiroz, Carla Rocha Pordeus, Erinaldo Alves dos Santos, Rosana Santos de Almeidahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9979CONSIDERAÇÕES SOBRE A CEFALEIA NO PERÍODO GESTACIONAL 2023-08-20T15:07:59-03:00Igor Vanedj de Queiroz Moreirachagasneto237@gmail.comBruno Menezes de Carvalhochagasneto237@gmail.comRodolfo Carolino de Abreuchagasneto237@gmail.comPaulo Antônio Farias Lucena chagasneto237@gmail.com<table width="100%"> <tbody> <tr> <td width="77%"> <p><strong>Introdução:</strong> Após a descoberta da gestação, a mulher vivencia inúmeras transformações, caracterizadas como uma fase importante para a sua vida e de toda a sua família. Engloba um período marcado por fatores biopsicossociais com particularidades únicas. A cefaleia na gestação decorre da vasodilatação e do edema cerebral como ação da progesterona, resultando na diminuição da força coloidosmótica intravascular por hemodiluição fisiológica. A intensidade é maior em mulheres com histórico prévio de enxaqueca, sendo agravada pela fadiga, calor e hipoglicemia e com a aproximação do parto. <strong>Objetivo</strong>: Abordar as implicações da cefaleia na gestação. <strong>Aspectos metodológicos</strong>: Refere-se a uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, utilizaremos consultas nas bases de dados científicos na internet: Scientific Electronic Library Online (Scielo), MEDLINE e LILACS. Serão utilizados os descritores dos Descritores em Ciências da Saúde: Cefaleia. Gravidez. Transtornos da Cefaleia Primários. O período de publicação da literatura será de 2012 e 2022. <strong>Conclusão</strong>: Diante do exposto, evidencia-se que a cefaleia pode ser definida como um tipo de dor situada no topo da cabeça, proveniente das estruturas cefálicas profundas. Para tanto, tem-se que o estudo anotou a importância da abordagem do cuidado da saúde da gestante que vivencia a presença da cefaleia, de forma que devem ser evitadas possíveis complicações que impliquem em uma gestação de alto risco.</p> <p> </p> </td> </tr> </tbody> </table>2023-08-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Igor Vanedj de Queiroz Moreira, Bruno Menezes de Carvalho, Rodolfo Carolino de Abreu, Paulo Antônio Farias Lucena https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9848HIPERTENSÃO ARTERIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA2023-07-03T07:56:54-03:00Sávio Sales Silva Silveirachagasneto237@gmail.comAnkilma do Nascimento Andrade Feitosachagasneto237@gmail.comThárcio Ruston Oliveira Bragachagasneto237@gmail.comMacerlane de Lira Silvachagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> Apesar da hipertensão ser mais observada em adultos, esse problema também é uma realidade para crianças e adolescentes. Observa-se que, em grande parte das consultas pediátricas, essas aferições e investigações não são realizadas, causando uma subnotificação da doença em crianças e adolescentes no Brasil. <strong>Objetivos:</strong> realizar uma revisão integrativa com o objetivo de analisar os principais registros publicados sobre Hipertensão Arterial Sistêmica em crianças e adolescentes no Brasil, bem como as principais causas descritas e consequências da doença. <strong>Metodologia:</strong> trata-se de uma revisão integrativa da literatura, buscando analisar e sintetizar os estudos originais relevantes já publicados a respeito do tema investigado através das plataformas PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os critérios de inclusão foram: artigos que abordassem as causas, consequências, tratamento e faixa etária da hipertensão em crianças e adolescentes, escritos em inglês ou português e realizados no Brasil. Os critérios de exclusão foram: Estudos fora do Brasil, revisões de literatura e estudos de casos, artigos repetidos. <strong>Resultados:</strong> a presente pesquisa demonstrou a importância do cuidado e orientação do profissional de saúde acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica em crianças e adolescentes levando à visibilidade deste tema.</p>2023-08-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Sávio Sales Silva Silveira, Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Thárcio Ruston Oliveira Braga, Macerlane de Lira Silvahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9981TÉCNICAS CIRÚRGICAS NA RECONSTRUÇÃO DA PAREDE TORÁCICA NA SINDROME DE POLAND2023-08-21T12:19:28-03:00Arthur de Sousa Lima Carvalhochagasneto237@gmail.comBruno Menezes de Carvalhochagasneto237@gmail.comFrancisco Carlos Oliveira Júniorchagasneto237@gmail.comJalles Dantas de Lucenachagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> A Síndrome de Poland, é uma anomalia congênita rara, caracterizada pela ausência da porção esternocostal do músculo peitoral maior. Vários graus de acometimento muscular e ósseo podem estar presente na síndrome, como hipoplasia dos músculos peitoral menor, oblíquo externo, serrátil, deltoide e grande dorsal. Anomalias que incluem hipoplasia mamária, da gordura subcutânea e anexos da pele podem ser encontradas. De acordo com as anomalias encontradas, ela é classificada em leve, moderada e grave. <strong>Objetivo:</strong> Descrever, a partir da literatura, a anatomia da região afetada pela síndrome de Poland, correlacionando com as técnicas cirúrgicas mais empregadas para correção. <strong>Metodologia:</strong> O presente estudo trata-se uma revisão integrativa. Em primeiro momento, a pesquisa é orientada com a seguinte questão norteadora: quais estruturas anatômicas afetadas na Síndrome de Poland e as técnicas cirúrgicas disponíveis para correção? A pesquisa bibliográfica foi realizada entre janeiro e junho de 2022 e foram consultadas as seguintes bases de dados online selecionadas: Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, SciELO e Medline. Os descritores em Ciência da Saúde (DeCS) utilizados foram: ‘’Anatomia’’; ‘’Cirurgia’’; ‘’Síndrome de Poland.’’. Uma fórmula foi criada utilizando o conectivo ‘’AND’’ e empregada na busca utilizando todos os descritores previamente selecionados. Foram selecionados 15 artigos no final da pesquisa. <strong>Resultados:</strong> a Síndrome de Poland ilustra a importância da pesquisa contínua e do desenvolvimento de abordagens personalizadas para tratar condições médicas raras. Neste sentido, através do conhecimento aprofundado da anatomia da parede torácica, das características clínicas e das técnicas cirúrgicas disponíveis, os profissionais de saúde podem oferecer aos pacientes afetados uma melhor qualidade de vida e resultados estéticos satisfatórios.</p>2023-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Arthur de Sousa Lima Carvalho, Bruno Menezes de Carvalho, Francisco Carlos Oliveira Júnior, Jalles Dantas de Lucenahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9953ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA HANSENÍASE NO BRASIL: O REFLEXO DA PANDEMIA E SUAS METAS DE ELIMINAÇÃO2023-08-02T11:38:01-03:00Ana Priscila Franca Correiachagasneto237@gmail.comCícero Cláudio Dias Gomeschagasneto237@gmail.comAnkilma do Nascimento Andrade Feitosachagasneto237@gmail.comJalles Dantas de Lucenachagasneto237@gmail.com<p><strong>Introdução:</strong> a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica e granulomatosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que foi bastante prevalente na Europa durante o século XVI e atualmente afeta cerca de 200.000 pessoas em todo o mundo. A doença de Hansen pode acometer qualquer indivíduo predisposto, de qualquer faixa etária de idade. Costuma se manifestar através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, como lesões de pele e nervos periféricos, os principais nervos acometidos são: mediano, radial, ulnar, tibial, fibular e facial. <strong>Objetivo:</strong> descrever o perfil epidemiológico da hanseníase no Brasil no período de 2017 a 2022, e correlacionar com o período pandêmico e com os indicadores da Organização Mundial da Saúde. <strong>Metodologia:</strong> Tipifica-se um estudo descritivo, epidemiológico e temporal, no qual a temporalidade traz uma sequência de dados obtidos em intervalos regulares de tempo durante um período específico (2017 a 2022). <strong>Conclusão:</strong> o estudo destaca a importância da educação em saúde como instrumento de enfrentamento necessário para esclarecer a população brasileira sobre a doença, suas consequências, forma de prevenção e principalmente para desmistificar os aspectos negativos, como incurabilidade, mutilação, rejeição e exclusão social.</p>2023-09-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ana Priscila Franca Correia, Cícero Cláudio Dias Gomes, Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Jalles Dantas de Lucenahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9830AS CONSEQUÊNCIAS DA EPILEPSIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS2023-06-26T12:38:47-03:00Karoline Barros Figueiredochagasneto237@gmail.comVanessa Erika Abranteschagasneto237@gmail.comMarcelane de Lira Silvachagasneto237@gmail.comIgor de Sousa Gabrielchagasneto237@gmail.com<table width="100%"> <tbody> <tr> <td width="77%"> <p><strong>Introdução:</strong> Por definição, a epilepsia é conceituada como uma disfunção cerebral caracterizada pela predisposição permanente em gerar crises epiléticas. A crise epilética é uma ocorrência breve de sinais e sintomas mediante à atividade neuronal anormal excessiva ou sincrônica no cérebro. A literatura evidencia que se trata de um grupo de doenças de causas subjacentes, com manifestações clínicas de atividade neuronal anormal. <strong>Objetivos</strong>: Abordar as dificuldades de aprendizagem em crianças com epilepsia. <strong>Aspectos metodológicos</strong>: O presente estudo se trata de uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, utilizaremos consultas às bases de dados científicos na internet: Scientific Electronic Library Online (SciELO), MEDLINE e LILACS. Serão utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Aprendizagem; Convulsões; Epilepsia; “Learning”; “Seizures”; “Epilepsy”. Para compor a amostra, serão utilizados como critérios de inclusão: artigos disponíveis e completos; artigos nacionais com publicação nos idiomas português e inglês, bem como manuais e cartilhas publicados pelo Ministério da Saúde, sendo o período de publicação da literatura de 2012 a 2022. Para desenvolver a amostra, serão destacados como critérios de exclusão: publicações que se repitam nas bases de dados; teses e monografias; e artigos que não se apliquem a área de estudo. <strong>Resultados</strong>: evidencia-se que a epilepsia é um desafio para o desenvolvimento educacional da criança no qual o manejo terapêutico se apresenta como fundamental para atenuação do problema.</p> </td> </tr> </tbody> </table>2023-09-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Karoline Barros Figueiredo, Vanessa Erika Abrantes, Marcelane de Lira Silva, Igor de Sousa Gabrielhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10215CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA2023-10-27T16:41:45-03:00Adaci Estevam Ramalho Netomarcosvitorcastelhano@hotmail.comJosé Fabio Bezerra da Silvamarcosvitorcastelhano@hotmail.comEulália Cristina Coelho Araújomarcosvitorcastelhano@hotmail.comJisiane Kenia Jerônimo dos Santosmarcosvitorcastelhano@hotmail.comJociélia Francisca de Sousamarcosvitorcastelhano@hotmail.comWendel Jean Ramalho da Silvamarcosvitorcastelhano@hotmail.comMarcos Vitor C Castelhanoqwdqweqwe@hotmail.comEmilly de Sousa Medeirosmarcosvitorcastelhano@hotmail.com<p>Introdução: Este artigo tem por objetivo discutir o currículo e sua relação com a<br>educação escolar e sociedade, dando destaque na sua importância para o<br>desenvolvimento dos alunos e na promoção do ensino e aprendizagem significativo.<br>Objetivos: delimitar alguns aspectos seus: constituído por um conjunto de objetivos,<br>conteúdos, métodos e avaliações que servem de guia para o processo de ensino e<br>aprendizagem em instituições educacionais. Aspectos metodológicos: A metodologia<br>utilizada foi alicerçada a partir da revisão bibliográfica, na qual foram definidas as<br>seguintes etapas: sondagem de textos, no Google acadêmico e em outros repositórios<br>acadêmicos que discutiam a temática, para isto utilizamos palavras-chave como<br>“currículo”, “educação” e “sociedade”, por vezes mesclando-as; depois partimos para<br>a seleção dos trabalhos mais relevantes; fichamento; análise e escrita do artigo.<br>Resultados: Foi possível observar que o currículo desempenha um papel fundamental<br>na educação, influenciando diretamente a qualidade do ensino e aprendizagem.<br>Portanto, a construção curricular deve ser bem estrutura a partir de princípios éticos,<br>inclusivos, diversificados e articulados com a realidade social e histórica dos<br>discentes.</p>2023-10-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Adaci Estevam Ramalho Neto, José Fabio Bezerra da Silva, Eulália Cristina Coelho Araújo, Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos, Jociélia Francisca de Sousa, Wendel Jean Ramalho da Silva, Marcos Vitor C Castelhano, Emilly de Sousa Medeiroshttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10216AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA VALORIZAR A DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM2023-10-27T16:45:57-03:00Adaci Estevam Ramalho Netomarcosvitorcastelhano@hotmail.comJosé Fábio Bezerra da Silvamarcosvitorcastelhano@hotmail.comEulália Cristina Coelho Araújomarcosvitorcastelhano@hotmail.comJisiane Kenia Jerônimo dos Santosmarcosvitorcastelhano@hotmail.comJociélia Francisca de Sousamarcosvitorcastelhano@hotmail.comWendel Jean Ramalho da Silvamarcosvitorcastelhano@hotmail.comMarcos Vitor C Castelhanoqwdqweqwe@hotmail.comEmilly de Sousa Medeirosmarcosvitorcastelhano@hotmail.com<p>Introdução: O processo de inclusão efetiva na educação requer considerar o aluno em<br>sua individualidade e contexto, personalizando o ensino e a avaliação de acordo com<br>suas necessidades físicas e intelectuais. A avaliação formativa surge como uma<br>alternativa para atender aos estudantes com deficiência, pois enfatiza a reflexão<br>contínua sobre o progresso e os caminhos a percorrer na busca pela aprendizagem.<br>Objetivos: Analisar os aspectos avaliativos na avaliação inclusiva perante da<br>execução de práticas que valorizem a diversidade. Aspectos metodológicos: É<br>fundamental que as práticas escolares inclusivas beneficiem não apenas alguns alunos,<br>mas todos, considerando suas capacidades individuais. Para alcançar a educação<br>inclusiva, é necessário capacitar os professores e toda a comunidade escolar,<br>proporcionando ambientes acolhedores e incentivando políticas públicas que<br>promovam a inclusão em todas as etapas da educação básica. Resultados: A<br>avaliação adequada é uma ferramenta essencial para impulsionar a aprendizagem e o<br>desenvolvimento de cada estudante, contribuindo para uma educação mais igualitária.</p>2023-10-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Adaci Estevam Ramalho Neto, José Fábio Bezerra da Silva, Eulália Cristina Coelho Araújo, Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos, Jociélia Francisca de Sousa, Wendel Jean Ramalho da Silva, Marcos Vitor C Castelhano, Emilly de Sousa Medeiroshttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10217RECURSOS NATURAIS E AS SUAS CONTEXTUALIZAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR2023-10-27T16:47:44-03:00Marcos Vitor C Castelhanoqwdqweqwe@hotmail.comFrasncisca Rita de Oliveiramarcosvitorcastelhano@hotmail.comRita de Cássia de Oliveiramarcosvitorcastelhano@hotmail.com<p>Introdução: Os recursos naturais permeiam variadas conotações perante de suas<br>terminologias e formas de utilização nos meios especializados e societários, uma vez<br>que suas amplitudes instrumentais e visionais permeiam variados campos essenciais<br>para o desenvolvimento social e tecnológico da civilização contemporânea,<br>coadunando diretamente com outros conceitos, a exemplo do meio ambiente, recursos<br>renováveis, sustentabilidade, entre outros. Objetivos: presente estudo discorre sobre a<br>importância das proposições dialógicas sobre os recursos naturais através de seus<br>múltiplos fatores contextuados e executórios, trazendo à tona a significância das<br>abordagens interdisciplinares frente da maximização das contingências e amplitudes<br>das prerrogativas ambientais na contemporaneidade, indo além dos vieses unilaterais.<br>Aspectos metodológicos: seguiu-se os preceitos e aparatos da revisão narrativa como<br>principal forma de direcionamento metodológico de pesquisa, servindo de base<br>organizativa para a captação de artigos científicos, capítulos de livro e obras<br>especialistas como principal fonte de busca, encontradas nas plataformas do Google<br>Acadêmico e Scielo. Resultados: Em vista dos elementos levantados, avista-se que<br>os recursos naturais ganham variadas conotações nos âmbitos contemporâneos,<br>permeando os aspectos sustentáveis e dinâmicos do meio ambiente, ao mesmo tempo<br>que também abrange as ações humanas sobre as perspectivas da transformação<br>ambiental perante dos fatores da artificialidade, envolvendo aspectos metodológicos e<br>contemplativos em suas proposições interdisciplinares e plurais.</p>2023-10-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marcos Vitor C Castelhano, Frasncisca Rita de Oliveira, Rita de Cássia de Oliveirahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10252A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 22023-11-25T20:20:28-03:00José Cardoso dos Santos Netorevistabdgp@gmail.comFrancisco Carlos de Oliveira Júniorrevistabdgp@gmail.comWellington Silva Baiãorevistabdgp@gmail.comIgor de Sousa Gabrielrevistabdgp@gmail.com<p>Este estudo trata da relação entre a prática regular de exercícios físicos e o controle do diabetes mellitus tipo 2. O diabetes é considerado um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência, principalmente na população idosa. O diabetes mellitus tipo 2 é caracterizado pela resistência à insulina e deficiência na sua produção. O tratamento do diabetes tipo 2 envolve mudanças no estilo de vida, incluindo exercícios físicos regulares, além da terapia farmacológica. A prática regular de exercícios físicos é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e melhorando a saúde geral. Este estudo é uma revisão integrativa da literatura, utilizando bases de dados científicos para coletar artigos relevantes sobre o tema. A análise dos estudos incluídos mostrou que o exercício físico desempenha um papel importante no controle do diabetes tipo 2, melhorando a sensibilidade à insulina, reduzindo a glicemia e promovendo benefícios cardiovasculares. Conclui-se que a prática regular de exercícios físicos, combinada com uma alimentação adequada e, quando necessário, terapia farmacológica, é eficaz no tratamento do diabetes mellitus tipo 2.</p>2023-11-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 José Cardoso dos Santos Neto, Francisco Carlos de Oliveira Júnior, Wellington Silva Baião, Igor de Sousa Gabriel