https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/issue/feed Informativo Técnico do Semiárido 2021-11-15T16:47:40-03:00 Onireves Monteiro de Castro alinecarla.edu@gmail.com Open Journal Systems <p>O Informativo Técnico do Semiárido (INTESA), ISSN 2317-305X é um periódico pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) são editados dois volumes anualmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico e ou científicos, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol, tendo como tema principal o semiárido brasileiro.</p> <p>Este periodico teve inicio no ano de 2007 na versão digital, provendo a divulgação de pesquisas realizadas no ambito do desenvolvimento sustentável da região semiárida, do nordeste brasileiro. Além de artigos técnico e ou científicos, é possivel avaliação de outras contribuições nas modalidades de revisão de literatura, nota prévia e carta ao Editor em forma de sugestões, comentários e críticas sobre as publicações.</p> <p>Utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em> desenvolvido pelo </em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a> e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)</p> https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/9206 A leitura na escola e a formação de leitores 2021-11-15T16:47:40-03:00 Macário de Araújo Cavalcante macarioaraujocavalcante2016@gmail.com Nadege da Silva Dantas nadege.dantas@gmail.com Maria Alves de Sousa Medeiros macarioaraujocavalcante2016@gmail.com <p><em>&nbsp;</em>Esta pesquisa foi realizada em duas Escolas das redes pública e particular do município de Patos-PB, nas turmas de 5<sup>a </sup>e 8<sup>a </sup>série do ensino fundamental, busca caracterizar o processo de formação do leitor a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na área de Comunicação e Expressão que visam o ensino da leitura. Tem como objetivo, buscar subsídios norteadores para detectar as dificuldades na leitura identificando a tendência didático-pedagógica do professor. Baseia-se em diferentes concepções de leitura existentes, evidenciando algumas contribuições de vários autores, bem como a concepção de leitura como processo, como possível caminho para a formação de leitores críticos e reflexivos. A coleta dos dados foi feita mediante a aplicação de questionários. A amostra constou de oitenta alunos e seis professores que ministram a disciplina Língua Portuguesa. Os resultados indicam um baixo rendimento dos alunos em relação à leitura. O estudo indica a necessidade de intensificar investigações sobre o problema da leitura na escola, para que esta desempenhe de maneira mais competente o seu papel na formação de leitores. Por fim, concluiu-se que há necessidade de se repensar a importância dada aos textos de leitura como fonte ou recurso didático. Além disso, o processo de construção da leitura é considerado para os alunos sujeitos desse estudo como elemento para o desenvolvimento humano.</p> 2021-11-15T16:46:36-03:00 Copyright (c) 2021 Macário de Araújo Cavalcante, Nadege da Silva Dantas, Maria Alves de Sousa Medeiros