https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/issue/feed Informativo Técnico do Semiárido 2024-03-31T23:15:52-03:00 Onireves Monteiro de Castro alinecarla.edu@gmail.com Open Journal Systems <p>O Informativo Técnico do Semiárido (INTESA), ISSN 2317-305X é um periódico pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) são editados dois volumes anualmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico e ou científicos, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol, tendo como tema principal o semiárido brasileiro.</p> <p>Este periodico teve inicio no ano de 2007 na versão digital, provendo a divulgação de pesquisas realizadas no ambito do desenvolvimento sustentável da região semiárida, do nordeste brasileiro. Além de artigos técnico e ou científicos, é possivel avaliação de outras contribuições nas modalidades de revisão de literatura, nota prévia e carta ao Editor em forma de sugestões, comentários e críticas sobre as publicações.</p> <p>Utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em> desenvolvido pelo </em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a> e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)</p> https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10387 AS CONSEQUÊNCIAS DA EPILEPSIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS 2024-02-26T11:16:00-03:00 Karoline Barros Figueiredo revistabdgp@gmail.com Vanessa Erika Abrantes revistabdgp@gmail.com Marcelane de Lira Silva revistabdgp@gmail.com Igor de Sousa Gabriel revistabdgp@gmail.com <table width="100%"> <tbody> <tr> <td width="77%"> <p><strong>Introdução:</strong> Por definição, a epilepsia é conceituada como uma disfunção cerebral caracterizada pela predisposição permanente em gerar crises epiléticas. A crise epilética é uma ocorrência breve de sinais e sintomas mediante à atividade neuronal anormal excessiva ou sincrônica no cérebro. A literatura evidencia que se trata de um grupo de doenças de causas subjacentes, com manifestações clínicas de atividade neuronal anormal. <strong>Objetivos</strong>: Abordar as dificuldades de aprendizagem em crianças com epilepsia. <strong>Aspectos metodológicos</strong>: O presente estudo se trata de uma revisão integrativa da literatura, sendo um método que possibilita a construção de conhecimento e a inclusão da aplicabilidade de resultados de estudos relevantes no campo prático. Para elaborar o corpus da pesquisa, foi realizada consultas às bases de dados científicos na internet: Scientific Electronic Library Online (SciELO), MEDLINE e LILACS. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Aprendizagem; Convulsões; Epilepsia; “Learning”; “Seizures”; “Epilepsy”. Para compor a amostra, foram utilizados como critérios de inclusão: artigos disponíveis e completos; artigos nacionais com publicação nos idiomas português e inglês, bem como manuais e cartilhas publicados pelo Ministério da Saúde, sendo o período de publicação da literatura de 2012 a 2022. Para desenvolver a amostra, foram destacados como critérios de exclusão: publicações que se repitam nas bases de dados; teses e monografias; e artigos que não se apliquem a área de estudo. <strong>Resultados</strong>: evidencia-se que a epilepsia é um desafio para o desenvolvimento educacional da criança no qual o manejo terapêutico se apresenta como fundamental para atenuação do problema.</p> </td> </tr> </tbody> </table> 2024-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Karoline Barros Figueiredo, Vanessa Erika Abrantes, Marcelane de Lira Silva, Igor de Sousa Gabriel https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10389 OBESIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 2024-02-26T18:41:42-03:00 Diego Salviano Silva revistabdgp@gmail.com Francisco Carlos Oliveira Júnior revistabdgp@gmail.com Bruno Menezes de Carvalho revistabdgp@gmail.com Welington Antônio Silva revistabdgp@gmail.com <table width="100%"> <tbody> <tr> <td width="77%"> <p>Com base na Organização Mundial da Saúde, a obesidade e o sobrepeso representam o padrão de desequilíbrio energético resultante entre uma maior ingestão de calorias em associação com o menor gasto energético. Nesse sentido, a obesidade e o sobrepeso se apresentam enquanto problemáticas globais, sendo alvo de debates em todo o planeta acerca de seu enfrentamento. Objetivos: Abordar a associação entre a obesidade e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Metodologia: Este estudo é uma revisão bibliográfica qualitativa realizada em fevereiro de 2024, utilizando bases de dados como SciELO, BVS, PubMed e Google Acadêmico. A busca abordou sobre obesidade, doenças cardiovasculares e fatores de risco, foram considerados como critérios de inclusão artigos científicos, revisões e capítulos relevantes, em inglês ou português, e excluídos artigos incompletos ou duplicados. Os estudos selecionados foram analisados para enriquecer as discussões sobre o tema proposto. Resultados: Esta pesquisa destaca a preocupação global com a obesidade, caracterizada pelo desequilíbrio entre ingestão de calorias e gasto energético, classificada com base no IMC e associada a fatores de risco como padrões alimentares inadequados e sedentarismo. A obesidade é reconhecida como um fator de risco significativo não apenas em adultos, mas também em crianças e adolescentes, destacando a importância da promoção de hábitos saudáveis e atividade física regular na prevenção e manejo da obesidade e suas comorbidades. Portanto, a implementação de estratégias abrangentes que abordem os aspectos individuais, ambientais e sociais da epidemia de obesidade é crucial para mitigar suas consequências na saúde cardiovascular.</p> </td> </tr> </tbody> </table> 2024-02-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Diego Salviano Silva, Francisco Carlos Oliveira Júnior, Bruno Menezes de Carvalho, Welington Antônio Silva https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/10440 AS NOÇÕES DE INTELIGÊNCIA PERANTE DAS CARACTERIZAÇÕES PSICOLÓGICAS-CIENTÍFICAS NA CONTEMPORANEIDADE: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO 2024-03-31T23:15:52-03:00 Marcos Vitor C Castelhano qwdqweqwe@hotmail.com José Fábio Bezerra da Silva marcosvitorcastelhano@hotmail.com <p>A discussão científicas-psicológicas nos âmbitos contemporâneos servem de base metodológica-técnica para a contemplação das múltiplas habilidades e caracterizações dos sujeitos em seus processos formativos, experienciais e mediativos, levando considerações as suas variações conceituais nos campos comuns, assim como nas elaborações acadêmicas-sistemáticas. Seguindo tais premissas, o presente trabalho discorre sobre alguns dos principais carácteres das noções teórico-práticas da inteligência nos âmbitos científicos na contemporaneidade, tendo como plano de fundo as proposições psicológicas em suas amplitudes discursivas-fomentarias, indo além das suposições superficiais. Para tanto, valeram-se das disposições argumentativas-organizativas da metodologia de revisão narrativa como direcionamento técnico da pesquisa bibliográfica, utilizando-se de artigos científicos, obras especializadas e outras produções acadêmicas relacionadas a temática abordada, sendo geralmente encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Portal de Trabalhos da CAPES e Scielo. Sendo assim, exposto as objetivações centrais do tema em questão, destacam-se os demais apontamentos edificados ao longo da construção do artigo científico aqui elaborado, explanando as dinâmicas, as abordagens metodológicas e disposições teórico-práticas nas amplitudes psicológicas na atualidade.</p> 2024-03-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Marcos Vitor C Castelhano, José Fábio Bezerra da Silva