Um sistema baseado em machine learning para apoio à decisão no gerenciamento de produção apícola

Conteúdo do artigo principal

Weskley Damasceno Silva
Silas Santiago Lopes Pereira
Daniel Santiago Pereira
Michell Olívio Xavier da Costa

Resumo

O setor apícola tem ganhado grandes proporções nos últimos tempos em termos de produção e comercialização de produtos, como o mel e seus derivados. O Brasil, apesar de ter acompanhado esse crescimento e possuir boas características para o desenvolvimento da apicultura, ainda sofre com a limitação no uso de ferramentas tecnológicas, o que afeta diretamente os níveis de produção. Este artigo propõe o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica que auxilie o apicultor no gerenciamento eficiente da produção apícola e na tomada de decisão a partir de modelos preditivos baseados em Machine Learning (ML) e integrados a um sistema web. Para tanto, foram utilizados diferentes algoritmos de ML para predição de produção de mel, tais como a Regressão Linear Múltipla, Decision Tree, Random Forest, Multilayer Perceptron (MLP) e Support Vector Regression (SVR). Os modelos gerados foram avaliados com base no coeficiente de determinação (R2 ou Score) e o cálculo de erro das predições utilizando a Root Mean Squared Error (RMSE). Os resultados desta pesquisa contam com um sistema web em desenvolvimento e resultados dos experimentos realizados, que mostram uma melhor performance da técnica MLP com Score de 0.98 e RMSE de 711196 libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, W. D., Pereira, S. S. L., Pereira, D. S., & Costa, M. O. X. da. (2021). Um sistema baseado em machine learning para apoio à decisão no gerenciamento de produção apícola. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 11(1), 08–19. https://doi.org/10.18378/rebagro.v11i1.8679
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Weskley Damasceno Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Bacharel em Ciência da Computação pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) (2019); Possui curso-técnico-profissionalizante em Técnico em Informática pelo IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) (2014); e ensino-médio-segundo-grau pela EEM João Barbosa Lima (2011); Participou de diversos projetos enquanto bolsista no Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR), no IFCE Aracati, incluindo projetos PIBIC-CNPQ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBITI-IFCE (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) no período de 2016 à 2019. Atualmente, Weskley é celestisa, trabalhando como Analista de TI no GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas) desde dezembro de 2019.

Silas Santiago Lopes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cerá

Professor do curso Ciência da Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Aracati. Concluiu em 2013 o mestrado acadêmico em Ciência da Computação (MACC) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em 2010, concluiu o curso de bacharelado em Ciência da Computação pela UECE. Desde Nov/2012, é professor do IFCE, atuando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Tem coordenado e participado de projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência nas área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem de Máquina, Data Science e Programação e Desenvolvimento.

Daniel Santiago Pereira, Embrapa Amazônia Oriental, Pará

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE (1999), possui graduação em Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (2006), mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2015). Atuou no atendimento a produtores da agricultura Familiar como consultor em Apicultura/Meliponicultura pela Fundação Guimarães Duque (2003-2008), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Rede de ATES (2009), e no Instituto Agropolos do Ceará - Rede de ATER (2009-2012). Foi trainee em empresa de produção de abelhas rainha (Apis melifera L) nos Estados Unidos da América (2008-2009). E professor em Apicultura com Dedicação Exclusiva no IFRN (2012-2014). Atualmente é pesquisador em Sistemas Sustentáveis / Apicultura Sustentável na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Amazônia Oriental.

Michell Olívio Xavier da Costa, Embrapa Amazônia Oriental

Possui graduação em Tecnológo Em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior do Pará(1994), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2003) e aperfeicoamento em Webmaster Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2002). Atualmente é Analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Diretor Adjunto da Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Manejo florestal, Estrutura de informação, Biblioteca Virtual, Metodologia, Disseminação da informação e Amazônia. 

Referências

CARVALHO, ACPLF et al. Inteligência Artificial – uma abordagem de aprendizado de máquina. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

EMBRAPA (2017). SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia: Oficina debate Rota do Mel na Região Norte. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/21352318/oficina-prepara-inclusao-da-amazonia-na-rota-do-mel>. Acessado em: 09-02-2021.

GRANDÓN, Natalia et al. Information system for improving local productivity and decision making in organic beekeeping. In: 2016 IEEE International Conference on Automatica (ICA-ACCA). IEEE, 2016. p. 1-7.

HALL, Mark Andrew. Correlation-based feature selection for machine learning. 1999.

IBGE (2018). Pesquisa da Pecuária Municipal. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/ppm/quadros/brasil/2018>. Acessado em: 05-03-2020.

JAIN, Raj. The art of computer systems performance analysis: techniques for experimental design, measurement, simulation, and modeling. John Wiley & Sons, 1990.

MARANHÃO, Patrícia Bastos de Andrade Albuquerque et al. Avaliação dos métodos de custeio na produção de mel: um estudo de caso no município de São João do Rio do Peixe. 2016.

VIDAL, Maria de Fátima. (2017). Desempenho da Apicultura Nordestina em Anos de Estiagem. Disponível em: <https://www.bnb.gov.br/documents/80223/2130269/apicultura_11_2017.pdf/>. Acessado em: 19-01-2019.